“Romance Is A Bonus Book” foi uma surpresa para mim, resolvi assistir depois da recomendação de uma amiga próxima que me deu a seguinte descrição para o k-drama: “É um romance super fofo mais muito maduro” – e venho aqui fazer das palavras dela as minhas. Um drama que mostra as injustiças da fase adulta, que deixa claro como as escolhas que fazemos ao longo da vida formam quem a gente se tornou, mas que ao mesmo tempo não defini o que você pode ser no futuro.

Ao longo de 16 episódios acompanhamos diversos personagens, com enredos e arcos bem distintos. A protagonista Kang Dan-I é uma mulher divorciada, que sustenta a filha sozinha e se vê lutando para sobreviver ao mercado extremamente cruel e competitivo de Seul, sua única rede de apoio é um amigo de infância Cha Eun-ho, editor-chefe e um dos membros fundadores da Editora Gyeoroo, que por sinal tem interesse amoroso nela há anos.

Confesso que ver a dificuldade da Dan-i nos primeiros episódios e no que ela precisou fazer para conseguir um emprego me fez pensar sobre como o mercado enxerga as pessoas, sempre insensível e incapaz de dar uma oportunidade para quem tanto lhe pede, quem nunca viu uma vaga de estágio aqui no Brasil, em que era exigido, de alguém em formação, inúmeras experiências na área, conhecimentos e atitudes que muitas das vezes ainda estão sendo desenvolvidas. No drama Dan-I é formada em publicidade mas decide abandonar toda sua formação para conseguir um emprego de nível médio, depois de muitas tentativas falhas de conseguir algo em sua área de formação. Tudo o que ela queria era a oportunidade de tentar e estava disposta a aprender tudo do zero de novo, foi aqui que eu passei a admirar essa personagem.

Fora o arco dos protagonistas quero dar um destaque para a narrativa da Seo Young-ah e do Bong Ji-hong que no decorrer dos episódios se divorciam e por mais que o espectador veja o sofrimento dos dois e em alguns momentos até pense que vão voltar, eles se entendem e ficam assim, divorciados. Eu achei uma bela reflexão sobre como o amor não é tão estável e intocável como muitos pensam, ele está no cotidiano, nos pequenos atos, na rotina, e são principalmente em falhas nesses pequenos momentos que ele vai se esvaindo, aos poucos.

romance is a bonus book
Imagem Divulgação

Não quero dar tantos spoilers, mas esse k-drama é muito bonito e cativante. Ela deixa bem claro como os livros são importantes para a narrativa em seu enredo, diálogos e até no formato, seus episódios são volumes e sempre existe muitas metáforas com a literatura. Gostei de maneira especial de uma que se refere as pessoas como livros que carregamos com a gente, e como nossas experiências de vida pode mudar a perspectiva na hora de ler um mesmo livro, afinal o livro é o mesmo quem mudou foi o leitor, como bem disse um dos personagens.

Outro ponto super interessante nesse drama está na forma como o amor é abordado, é muito comum ver em filmes ou série um amor complicado cheio de altos e baixos extremos, onde o sofrimento do casal principal é sempre certo, no meio da história sabemos que eles vão se separar sofrer e somente no final reatar com uma cena bem dramática. Mas não é o que eu vi em Romance Is a Bonus Book, nele eu vi um amor pacifico, acolhedor e que respeita a vontade e espaço do outro. Uma das cenas que mais me marcou foi quando apesar de gostar da Dan-I o Eun-ho em momento nenhum foi ciumento ou grosseiro enquanto ela saia com outro cara, e mesmo não torcendo para eles darem certo – afinal ele gostava dela – também não atrapalhou em nada, ele não queria ser um babaca. E digo aqui com um certo pesar, isso é raro em narrativa desse gênero, o que fez com que eu me apegasse mais ao personagem e torcesse muito por ele.

Falando em Cha Eun-ho, que personagem mais cativante! Claro que isso pode variar de pessoa para pessoa, mas para mim ele é a definição de um homem, como deveria ser. Como disse acima, ele quebra a expectativa do romance montanha russa, cheio de subidas agoniantes e descidas desesperadoras. Ele é sempre muito paciente, caloroso e respeitoso. Como todo ser humano, tem é claro suas falhas e segredos, refletindo as camadas do personagem. Além da relação com a Dan-i o Eun-ho tem o seu próprio arco, que aborda sua ligação com a misteriosa aposentadoria de uma grande autor. Nesse arco, vemos como o peso de tomar uma decisão é grande e como a dúvida se fizemos ou não o certo pode nos assombrar por muitos anos, mas no fim fazemos aquilo que acreditamos ser certo naquele momento, não há como mudar o que se passou.

O titulo desse k-drama faz jus a obra, o romance é de fato só um bônus, a história apesar de se apoiar bastante no amor, conta com muitos outros elementos que não estão na definição mais clássica de romance. Também se aborda crescimento profissional, amadurecimento, superação, recomeço. Claro que o romance deixa tudo mais legal, mas ver como os personagens são bem construídos, e com uma vida até que realista, com boas e más escolhas me fez ficar com essa história no coração.

Queria agradecer publicamente minha amiga por me fazer ver essa história, e espero que quem ainda não viu, veja! Para quem curte esse tipo de k-drama super vale a pena e você pode assistir na Netflix.

romance is a bonus book
Imagem Divulgação

ASSISTA AGORA NA NETFLIX

REVIEW
Romance Is a Bonus Book
Artigo anteriorBocchi the Rock! | Review
Próximo artigoPrincipais benefícios na Pin Up Casinos
Vanessa Freitas
Sou apaixonada por histórias desde que me entendo por gente, escolhi estudar e trabalhar com comunicação como forma de retribuir todo o bem que as histórias fizeram na minha trajetória, já que transformei cada uma delas em lições de vida.
romance-is-a-bonus-book-reviewEscritor talentoso e o mais jovem editor-chefe da história de sua editora, ele acaba envolvido na vida de uma redatora desesperada por trabalho.