Anúncio

Olá galerinha do suco, que tal fazer alguma coisa diferente de pavê nesse natal e festa de fim de ano? Assim evitamos a piadinha infame dos tiozão. Então vamos com o Rocambole!

Uma receita muito prática, e fica muito elegante. Me inspirei na comemoração do natal japonês, que é um pouco diferente da nossa. Normalmente um grupo de amigos ou família se junta e come frango frito, spong cake (um bolo), e algumas outras coisas. Vou passar a receita do bolinho enrolado, o rocambole, e essa receita permite que você decore seu bolo como quiser.

A Origem do Rocambole

A origem do rocambole é um pouco confusa, como é de se imaginar ele apareceu em várias partes do globo em épocas diferentes, mas a principal suspeita de inventar o bolo enrolado é a França, com o nome Bûche de Noe. Também temos registros na Itália, Inglaterra e Canadá. O nome Rocambole, veio em homenagem a um personagem de um romance de folhetim francês que tinha o mesmo nome.

Aqui no Brasil temos uma cidade em Minas Gerais, chamada Lagoa Dourada, que foi responsável por trazer esse novo sabor ao país. Como o rocambole é muito versátil, hoje nós vemos uma opção muito grande de sabores. E o mesmo vale para essa receita. Você pode usar mil recheios diferentes, creme de confeiteiro, goiabada, doce de leite, misturando ou não com frutas, ou seja, aquilo que você gostar mais.

Eu usei ganache, mas o modo de fazer já foi passado na receita de cupcake de chocolate. A proporção é 150g de chocolate derretido para 300g de creme de leite sem soro.

Anúncio

MUITA ATENÇÃO – a grande dificuldade dessa receita é o tempo de forno, ele é o uma massa sensível, e que não precisa de muito tempo. O usual é 7 minutos de forno, porém muitas vezes o forno que temos na nossa casa já não é tão novinho, e isso muda as coisas. Por isso é importante pré aquecer, e fazer o teste do palito. Se sua massa secar, ela vai rachar na hora de enrolar, se o forno não estiver quente o suficiente vai ficar meio crua. Eu pré aqueci o meu forno por 30 min a 200 graus, e deixei o rocambole por 15 min.

Ingredientes da Decoração

  • 1 clara de ovo
  • 30g de açúcar cristal
  • 40g de farinha de  trigo
  • 20g de manteiga
  • corante

Ingredientes da Massa

  • 4 ovos
  • 4 gotas de limão
  • 90g de açúcar refinado
  • 60g de manteiga derretida

Ingredientes da Massa de Chocolate

  • 60g de farinha de trigo
  • 25g de chocolate em pó

Modo de Fazer o Rocambole

  1. Misture os ingredientes da massa de decoração. Forre a forma com a A4 desenhada. Acima, coloque o papel manteiga ou sua folha de silicone e comece a fazer a sua decoração.
  2. Quando pronto, colocar na geladeira por 15 minutos
  3. Coloque uma pitada de sal e 4 gostas de limão nas claras. Quando começar a firmar, como um creme de barbear, coloque o açúcar aos poucos
  4. Acrescente as gemas. Uma por vez. A farinha, aos poucos e a manteiga logo em seguida. Tome cuidado para não bater demais e tirar o ar das claras, pois é ele que faz a massa crescer.
  5. Espalhar a massa na forma apenas sobre o papel manteiga e levar ao forno por 7 minutos – ou até você colocar um palito no meio e ele sair seco. Quando isso acontecer, você tira o rocambole do forno imediatamente.
  6. O rocambole precisa ser enrolado quente. Recheie espalhando o recheio por igual. Espere só o suficiente para não se queimar e enrole. Comece a enrolar com a ajuda do papel ou silicone, e pelo lado sem desenho.

Anúncio