Com uma arte maravilhosa e uma narrativa tanto complexa quanto leve, Roaming é uma HQ da nVersos que acompanha três amigas em uma viagem a Nova York. Ela foi publicada originalmente em 2023 por Jillian Tamaki e Mariko Tamaki.
A publicação tem 444 páginas, todas coloridas em cores pastéis que deixam a leitura super gostosa.
Enredo
Roaming se passa em cinco dias, na cidade de Nova Iorque. Dani e Zoe, melhores amigas, finalmente realizam o sonho de conhecerem a metrópole juntas, sentindo a empolgação única de ser turista.

Porém, Fiona, colega de faculdade de Dani, acompanha as amigas nessa viagem e, com sua personalidade forte e língua afiada, coloca em risco a relação entre elas.
Assim, entre passeios, bebidas e um romance escondido, a narrativa nos mostra a complexidade entre gostar de alguém e ser fiel à própria personalidade.
Sensível, divertido e verdadeiro
Algo que eu amei muito nessa HQ é a forma com que três mulheres completamente diferentes entre si são exploradas com tanta solidez.
Não tem estereótipos aqui, eu consigo ver Dani, Fiona e Zoe como pessoas reais, pessoas que eu já conheci. Consigo sentir exatamente a sensação de estar conhecendo Nova York, sentir a angústia e a alegria de cada uma delas.
Assim, usando o desenho e as cores como simbolismo, Roaming demonstra de um jeito maravilhoso o íntimo das personagens.
Inclusive, uma das minhas cenas preferidas é um diálogo entre Zoe e Dani que é tão carinhoso, tão sensível e mostra de uma maneira lúdica que aquela conversa estava acontecendo entre as duas meninas que se conheceram no colégio, não entre as pessoas que elas haviam se tornado.

Este é outro ponto muito legal da HQ, a angústia de ver uma pessoa querida se tornar alguém que você não reconhece mais. Acredito que o ponto central da história é como as relações, seja de amizade, romance ou familiares, são instáveis e mais complexas do que aparentam.
Assim, apesar de sentir raiva da Fiona, também me apaixonei por ela. É uma personagem cheia de camadas, forte, decidida e igualmente frágil.
Impressões
Em relação à arte, sem defeitos. É fofinha, bonita, leve e “macia”. A construção de personagens é maravilhosa, pois cada uma tem uma personalidade marcante, cativante e, em alguns aspetos, até mesmo irritante. Ou seja, assim como todas as pessoas desse mundo.

Agora, em relação ao final, não sei exatamente o que pensar. Antes de escrever esse texto fiz questão de ler novamente a HQ, pra ver se eu entendia um pouco mais do significado desse encerramento. Não adiantou muito.
Senti falta de esclarecer alguns pontos e de uma conclusão mais objetiva. Porém, eu acho que essa era justamente a intenção das autoras. Eu não desgostei do final, mas estava esperando algo mais…. impactante, talvez?
Enfim, Roaming é uma HQ cativante, feita com um carinho imenso para nós, mulheres, que algum dia já sonharam em fazer uma viagem com as melhores amigas. Eu me apaixonei por essa obra e, se você gosta de histórias cheias de subjetividades e relações complexas, tenho certeza de que vai se apaixonar também.



