mcdonalds lolis
Anúncio

Sabemos que o McDonald’s não mede esforços para uma boa propaganda, principalmente no Japão. Há alguns anos atrás eles ofereceram em alguns lugares a oportunidade de ganhar um nugget de ouro 18 quilates, e volte e meia permitem que os clientes “comprem” sorrisos por 0 ienes.

Como não poderia ser diferente na terra do sol nascente, a franquia de fast-food já fez algumas propagandas estilo anime, sendo a última delas chamada de “Forever, Love” (Para Sempre, Amor). O anuncio promove o McShake, que acompanha a personagem desde a infância até a idade adulta, confira:

No vídeo eles informam que entre os dias 1 e 14 de julho os milk-shakes serão vendidos a um preço reduzido, o pequeno por 100 ienes (aproximadamente R$4,97) e o médio por 150 ienes (aproximadamente R$7,50). A campanha também foi promovida via Twitter pela conta do McDonald’s Japão com uma das primeiras cenas do anúncio e a seguinte mensagem:

“Tentando, tentando sugar, mas nada sai no primeiro gole. Mesmo que você seja um adulto a força de sucção permanece a mesma. Todos já tiveram essa experiência, certo?”

A maioria das pessoas não viu nada além da experiência de beber o milk-shake espesso pelo canudo. Contudo, algumas pessoas leram nas entrelinhas da mensagem e responderam ao tweet com comentários como:

“Isto é erotismo”.

“A imagem parece que pertence à capa da revista Comic LO”. (Revista erótica de Lolis)

“Eu não entendo ‘força de sucção’. Isso não é só para a Dysons?” (Marca de eletrodomésticos que fabrica aspiradores)

“Pensei que se parecia com Hayate-chan da Magical Girl Lyrical Nanoha A’s”.

“Quando bebo McShakes, lembro-me de chupar o peito da minha mãe”.

Embora este último comentário pareça particularmente perturbador, o fundador do McDonald’s Japão, Den Fujita, associou abertamente o ato de beber pelo canudo à amamentação infantil. Tal citação aparece em seu livro “Business Strategies 2: Overwhelming Business Strategies”:

“Quando os humanos bebem algo, a velocidade que produz a sensação mais deliciosa é a mesma que a dos bebês quando estão mamando. Os canudos do McDonald’s são feitos para que quando usados em um milk-shake, a velocidade seja a mesma que a de um bebê tomando o leite materno.”

Não sabemos se o McDonald’s queria ou não lembrar as pessoas de mamar no peito com tal anúncio, mas o mesmo gerou polêmica pela semelhança com as Lolis.