Prêmio Geek
Imagem Divulgação
Anúncio

A Amazon anunciou nessa segunda-feira (26) o início do Prêmio Geek de Literatura. O concurso será uma parceria da gigante multinacional com o Omelete e o Pipoca & Nanquim. As inscrições para o prêmio começam no dia 22 de setembro e encerram no dia 22 de outubro. É a primeira vez que a Amazon elabora uma premiação exclusivamente para o público Geek.

Estamos muito felizes por fazer parte dessa história e incentivar cada vez mais a literatura nacional voltada para o público Gee.

Roberto Fabri, CCO de Marketing da Omelete Company

A principal motivação do concurso é, sobretudo, revelar, divulgar e dar oportunidade a autores independentes com trabalhos ainda pouco conhecidos. O concurso terá categorias de autores de quadrinhos, sendo de qualquer gênero, e livros de ficção científica, fantasia e horror.

O vencedor de cada categoria ganhará uma quantia em dinheiro no valor de 10 mil reais e terá seu quadrinho ou livro impresso pela editora Pipoca & Nanquim.

“Ficamos muito felizes em apoiar uma comunidade tão vibrante a ampliar o seu reconhecimento e engajar novos leitores. O Prêmio Geek será uma grande oportunidade para autores mostrarem seus trabalhos e para leitores encontrarem novos universos.”

Alexandre munhoz, gerente-geral de livros na Amazon Brasil

Como participar

Primeiramente, os autores que quiserem participar do Prêmio Geek devem produzir uma obra em quadrinhos ou um livro do gênero horror, ficção científica ou fantasia. Em seguida, o autor deve registrar sua obra por meio do Kindle Direct Publishing (KDP)serviço de auto-publicação da Amazon – com a hashtag #PrêmioGeek nas palavras-chaves na hora de publicar seu trabalho, durante o período de 22 de setembro até 22 de outubro de 2021.

As obras enviadas devem ser totalmente em português do Brasil e não podem ser trabalhos já publicados por alguma editora. Além disso, o projeto deve ser submetido exclusivamente ao Kindle por meio do programa KDP Select.

O autor também pode criar uma página do autor para atualizar e compartilhar o desenvolvimento de sua obra com leitores do mundo todo. A Amazon disponibiliza, também, a ferramenta Kindle Create, com o intuito de auxiliar na otimização e adaptação do projeto priorizando a qualidade e acessibilidade do produto final.

Anúncio

Uma dica: a Amazon vai realizar um webinar sobre como usar o Kindle Create dos melhores jeitos e formas possíveis. A empresa ainda vai divulgar mais detalhes desse pequeno evento online.

“eles terão a chance de mostrar suas ideias, de registrar seus sonhos, sua visão, de dar vazão à sua criatividade e dever isso sendo publicado. Sempre nos dedicamos ao crescimento de uma cena sólida e consistente para o mercado nacional, e este é um passo importantíssimo nesse sentido”

alexadre callari, sócio-fundador da editora Pipoca & Nanquim

Como o Prêmio Geek vai funcionar

As obras enviadas serão analisadas e avaliadas por um painel editorial da Pipoca & Nanquim, da Amazon e do Omelete. Então, os avaliadores irão avaliar pontos como criatividade da obra, originalidade, qualidade da escrita e a viabilidade para se publicar cada projeto. Por fim, os juízes e especialistas editoriais escolherão, para cada categoria, cinco autores para disputarem a final de cada uma.

Em seguida, com os nomes dos finalistas divulgados, o público poderá votar quais serão os grandes campeões do prêmio. Os vencedores serão anunciados na CCXP do Omelete, em dezembro. O vencedor de cada categoria vai embolsar R$10.000 em prêmio pela Amazon e terá seu nome nas comunicações da empresa. Além disso, os vencedores poderão assinar um contrato com a editora Pipoca & Nanquim para a impressão e publicação de suas obras.

Para saber sobre o Prêmio Geek e seus termos e condições, acesse o site oficial do prêmio.

Anúncio