A discografia do Paramore é relativamente curta, mas muito marcante. Quebrando barreiras dentro de um gênero predominantemente masculino, a banda é, sem sombra de dúvidas, uma das mais mais bem sucedidas e influentes na cena do rock atual.
Atualmente formada somente por Hayley Williams, Taylor York e Zac Farro, eles e outros membros que já passaram pelo grupo, marcaram várias gerações durante seus quase 20 anos de estrada. Por esse motivo, não é difícil ver que, na legião de fãs que acompanham a banda, encontramos gente de todos os tipos e idades.
Hoje, o SUCO te conta um pouquinho mais sobre a trajetória da banda e te mostra os porquês por trás do sucesso da Paramore!
Quem é Paramore
Tudo começou em um berço cristão no Tennessee. Aos trezes anos de idade, Hayley Williams começou a fazer aulas de canto e conheceu os irmãos Josh e Zac Farro, que já tinham sua própria banda. The Factory foi a primeira banda da qual Williams fez parte, ao lado de Jeremy Davis. Em 2004, com a presença de Jason Bynum, vizinho de Hayley, surgiu a formação original de Paramore.
Não demorou muito para que o primeiro contrato fosse assinado e, quase um ano após a formação da banda, os integrantes fecharam acordo com a Fueled By Ramen para produzir seu primeiro álbum, All We Know is Falling, lançado em 2005. Esse foi o ponto de virada para a Paramore, que abandonou o anonimato e começou a fazer mais e mais sucesso. Entre o lançamento dos dois primeiros trabalhos, já haviam rolado pequenas mudanças na formação da equipe.
Riot!, lançado em 2007, conquistou um lugar na corrida pelo Grammy em 2008, além de emplacar turnês mundiais. Em 2009, Brand New Eyes nasceu e, em 2010, dois meses antes da segunda turnê da banda no Brasil, veio o maior choque para os amantes do Paramore: os irmãos Farro anunciaram que deixariam a banda. Depois disso, vários conflitos passaram a manchar a história do grupo. Muita coisa aconteceu, e o resultado é o Paramore que temos hoje, que tropeçou várias vezes, mas nunca deixou a peteca cair de vez!
É interessante que, mesmo depois de tanto tempo e altos e baixos, a Paramore ainda exista, sempre com a mesma vocal. É fácil reconhecer que, sem ela, a banda não seria a mesma. Além da inigualável voz, o carisma e personalidade da frontwoman são um show à parte e ajudam a explicar um pouco do porquê a banda é tão querida. Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, reunimos alguns momentos que nos aproximaram da querida Hayley Williams.
Hayley Williams é otaku como a gente
Os fãs da Paramore já estão carecas de saber, mas talvez seja novidade pra você, leitor, que Hayley Williams é uma grande amante da cultura geek. Para poder te mostrar isso, o Suco montou uma pequena lista de vezes em que a carismática vocalista mostrou seu lado nerd:
1 – Cosplay em cima dos palcos
Williams surpreendeu com a escolha do look para o show da banda em Tóquio, no Japão, que rolou no Summer Sonic de 2009, ao aparecer vestida com o uniforme do anime Blood: Last Vampire. O momento icônico foi registrado e está disponível no Youtube. Confira:
2 – É sempre hora do chá!
A humilde residência de Hayley Williams é, no mínimo, um sonho de infância de todo mundo que curte games, filmes e séries. Em um tour para a Kiss Off, ela mostra uma decoração nada convencional, que conta com uma sala de jantar temática de Alice no País das Maravilhas. Vale lembrar que o clipe da canção Brick By Boring Brick parece ter muita relação com a história de Alice. Segundo Hayley, a narrativa busca mostrar “uma garota que escapou da realidade por meio de fotos e contos de fadas e qualquer coisa que não fosse o mundo real.”.
O vídeo da visita guiada foi legendado foi disponibilizado pela equipe do Paramore Brasil e você pode assisti-lo clicando aqui. Spoiler: é tudo super lúdico – e muito rosa!
Menção honrosa: Emo e otaku, sim, senhores!
Temos uma fã de Digimon e Death Note entre nós! Em entrevistas antigas, Hayley afirmou gostar destes e outros sucessos da cultura oriental. Isso é que é bom gosto, hem?
How did we get here? | Sucesso nas telinhas
A voz de Hayley Williams brilhou ao aparecer em alguns sucessos de cinema e ajudou a popularizar ainda mais o som da Paramore. Logo em 2008, um ano depois do estrondoso acerto com o álbum Riot!, a banda entrou na soundtrack do fenômeno queridinho das adolescentes melancólicas: Crepúsculo. Você pode até não gostar da saga, mas não dá pra negar que a trilha sonora é de respeito, né?
As faixas “Decode” e “I Caught Myself” foram produzidas especialmente para o longa e Hayley, que já era fã da história por conta da série de livros, buscou inspiração para as canções na personalidade e trajetória da personagem principal, Bella Swan. Esse foi um verdadeiro presentinho de fã para fã, e rendeu uma das mais famosas parcerias no currículo da banda.
Outra colaboração que merece destaque é “Monster”, lançada em 2011 para o filme “Transformers: O Lado Oculto da Lua”. Quem é um pouquinho mais velho, certamente lembra dessa canção tocando sem parar nos especiais do canal VH1. Ah, bons tempos!
A Paramore já teve outros êxitos como parte de trilhas sonoras de filmes. Aqui, podemos citar títulos como “My Hero” para Superman: O Retorno, assim como o projeto solo “Teenagers”, que colocou a vocalista como parte de Garota Infernal. Além destes, “The Only Exception” também ganha lugar de destaque após ter conquistado os fãs da série Gossip Girl, e “Pressure”, de 2005, aquece o coração de quem passava horas e horas jogando The Sims 2.
Desafios no backstage e o retorno triunfal
Paramore passou por alguns hard times durante a sua carreira. Não é novidade que a história do (agora) trio é marcada por uma série de superações, tendo passado por questões polêmicas que ameaçavam a existência da banda – como troca de membros, por exemplo -, além dos problemas pessoais acerca da vida dos integrantes.
A própria Hayley, frontwoman do Paramore desde sempre, comentou um pouco sobre o assunto em entrevista à Billboard, afirmando que não entendia como a banda conseguia continuar em atividade mesmo diante de tantas situações adversas.
O que sabemos é que, depois de um hiato de seis anos, o Paramore voltou com TUDO trazendo o fantástico This Is Why, marcado pelo pop punk das origens da banda – e pelas letras pessimistas -, e que já está na boca de todos os fãs que acompanham os shows da nova turnê.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o This Is Why
This Is Why fez valer a pena todo o tempo que os emos esperançosos passaram esperando pelo retorno da Paramore. Revisitando o som de suas raízes, mas de forma muito mais madura, o álbum sucessor de After Laughter (2017) traz o equilíbrio perfeito, acertando na dosagem do dançante e do melancólico.
Além do amadurecimento sonoro, outra coisa que fica evidente é a sintonia do trio. Pela primeira vez em duas décadas de carreira, Paramore lançou um trabalho produzido pela mesma formação presente no álbum anterior, reforçando a ideia da fase de estabilidade vivida por eles nessa nova fase.
Ainda não ouviu? Aprecie o novo som que já chegou aclamado pela crítica – e pelos fãs:
Nova turnê e passagem pela América Latina
No Twitter, o entretenimento do momento é tentar adivinhar qual será a setlist dos shows do Paramore no Brasil, que marcam o retorno da banda ao solo brasileiro depois de nove anos desde a última apresentação, e estão previstos para acontecer no Rio de Janeiro, em show único no dia 09, e em São Paulo, nos dias 11 e 12 de março.
Se você ainda não garantiu seu ingresso, corre que ainda dá tempo! Existem entradas disponíveis para a apresentação do próximo domingo, dia 12. Clique AQUI e acesse o canal oficial de vendas da Tickets For Fun.
A conclusão é clara: o Paramore ainda tem muita história para ser escrita e muitos anos de sucesso pela frente. Ao lado dos fiéis fãs da velha guarda e também da nova geração, a banda tem tudo para fazer apresentações inesquecíveis!