Os Filhos dos Outros é uma comédia dramática francesa, com direção e roteiro de Rebecca Zlotowski. O filme conta a história de Rachel Friedmann (Virginie Efira), uma professora de aproximadamente 40 anos que deseja se tornar mãe após conviver com a filha de seu namorado.
Sendo assim, o longa apresenta duas realidades pouco vistas nas telas. Primeiro, a dificuldade de criar um filho que não é seu. Segundo, o drama de mulheres que veem o tempo passando e com isso as chances de engravidar cada vez mais distantes.
Enredo de Os Filhos dos Outros
Após o fim de seu casamento de 8 anos, Rachel começa um novo relacionamento com o designer de carros Ali (Roschdy Zem). Então, quando ela percebe que o romance está ficando sério, pede para conhecer a filha de seu namorado. Assim, vemos nascer uma linda e desafiadora relação entre Rachel e Leila (Callie Ferreira).
Ao longo do filme, a personagem de Virginie exerce muito bem o papel de mãe, mesmo não sendo de fato uma. Seja com o jovem Dylan (Victor Lefebvre), um aluno rebelde que vem dando trabalho na escola, o qual ela quer muito bem, ou com sua enteada, Leila, que tem apenas 4 anos e está se acostumando com uma nova mulher “ocupando” o lugar de sua mãe.
Assim, a relação entre Rachel e Leila vai sendo construída aos poucos, e talvez essa seja a relação mais bonita e profunda de todo o filme. A professora passa a ter uma rotina diferente por conta da enteada, afinal, os planos agora devem incluir a garotinha, não apenas Rachel e o namorado.
No decorrer da história vemos que o carinho é recíproco e Leila começa a se apegar à madrasta e a vê como parte da família.
Considerações
O filme traz uma narrativa comovente e a atuação de Virginie Efira é excelente. Além disso, o roteiro é bom, mas peca em alguns pontos. Por exemplo, por não explorarem muito bem o motivo da personagem principal não ter tido filhos enquanto jovem, mesmo estando em um relacionamento estável.
O telespectador fica sabendo um pouco mais tarde o motivo, quando Rachel está vulnerável e conta à um colega de trabalho sobre um trauma do passado. De qualquer forma, é algo breve, sem muitos detalhes.
No geral, Os Filhos dos Outros é um filme monótono, que não desperta a sensação de que algo muito impactante está prestes a acontecer. Assim, acaba não gerando tantas expectativas a quem assiste.
O filme estreou no último dia 5, sendo possível assisti-lo em alguns cinemas do Brasil. Em São Paulo o filme está em exibição nos Cinemas Belas Artes, Reserva Cultural e Espaço Itaú.