Adaptado da webtoon de mesmo nome, O Novo Funcionário, disponível no Viki, é mais um grande acerto da produtora Watcha, responsável pelo já clássico Semantic Error — a adaptação BL de maior sucesso na Coreia do Sul.
-
-
- Leia também: Semantic Error | Review
-
Formato já conhecido
Na verdade, a obra não tem nada a ver com Semantic Error. De qualquer forma, O Novo Funcionário espelha muito dos atributos técnicos que sustentam as excelentes histórias que vemos sendo trabalhadas ultimamente. Com a aparência de um k-drama aos moldes das grandes companhias, o BL se desenvolve de maneira rápida e, na maioria das vezes, apressada demais.
Importante destacar que esse chamamento nada mais é do que uma estrutura bastante comum das produções BL coreanas. Todavia, existem toques dos quais acabam dando sustância e preenchimento ao que é proposto.
Por exemplo, veja que embora curto, O Novo Funcionário ainda assim é repleto de acontecimentos muito bem escritos. Inclusive, a direção de Kim Jho Kwang Soo, ícone da comunidade LGBT, é a essência máxima de toda essa assertividade.
Um par de sucesso
A escolha do diretor em filtrar e comandar os acontecimentos só não é mais interessante do que o elenco escalado. Sendo assim, Moon Ji Yong, como Seunghyun, e Kwon Hyuk como Kim Jongchan, exalam química e combinam juntos o tempo todo. As dificuldades no relacionamento e a forma com que eles assumem as barreiras do amor torna tudo ainda mais interessante.
Há muito talento no trabalho realizado por ambos, em especial nas cenas de tensão. Um dos grandes atributos do BL coreano, como um todo, é a presença de atores profissionais como os quais vemos aqui. Assim, não é difícil se deparar com uma entrega fantástica e, na maioria das vezes, carregada de emoção por parte dos atores — e isso Moon Ji Yong e Kwon Hyuk fizeram muito bem.
Conclusão
O grande acerto de O Novo Funcionário, além de todos os ótimos elementos, é o fato do drama principal se distanciar do pragmatismo desenvolvido através de romances colegiais no que tange o BL coreano. O trabalho expande seu horizonte para uma abordagem que foca no ambiente corporativo de grandes empresas.
São situações que tocam o cerne dos negócios e que expõem problemas e soluções que são, neste sentido, bastante realistas. Mantém os pés no chão e contribui, como nenhuma outra obra recente, com uma direção criativa e puramente interessante, embora limitada às vezes.
Se Semantic Error trouxe o maximalismo das adaptações BL sul-coreanas, O Novo Funcionário, por sua vez, aposta na simplicidade de elementos sem soar vazio, pobre e sem rumo. Não depender dos maneirismos do gênero cujo qual é referenciado o tempo todo, pode ser ótima e excelente opção de tramas mais diferentes e acessíveis para o espectador.