Anúncio

Fala galera, passistas e sambistas! Vocês sabiam que o maior carnaval fora do Brasil – do jeitinho brasileiro que a gente conhece – é lá do Japão? Conhecido como o carnaval de Asakusa ou Asakusa Samba Carnival, reúne mais de meio milhão de pessoas todos os anos e já angaria pelo menos 35 anos de história!

25 cosplays fantásticos da CCXP 2016

Todos os anos e no último sábado de agosto, acontece nas ruas de Tóquio (distrito de Taito), uma das maiores festas de verão do país e o maior movimento carnavalesco do Japão, reunindo mais de 15 escolas de sampa, 5000 passistas e milhares de pessoas que se aglomeram para curtir o evento.

Pôster de 2016 do Asakusa Samba Carnival

Asakusa e suas origens

Não se sabe ao certo de como o carnaval surgiu por lá, visto que até mesmo o de Asakusa é feito em suma maioria pelos próprios japoneses – os brasileiros ficam mais do lado de fora, observando e curtindo o evento.

Sabe-se que pós o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação em 1895 e a mistura de cultura com a imigração japonesa no início do século passado, trouxe ao país do sol nascente, diversos descendentes, culminando em festas de união dos povos, como a cultura do carnaval.

Foi em 1981 que o carnaval de Asakusa começou a acontecer todos os anos, desde então – exceto em 2011, por conta do terremoto Tohoku – tomando forma, e uma proporção gigantesca nas ruas. Vocês sabem bem que o povo japonês adora uma farra nas ruas e ao ar livre não é mesmo? Não tinha como não dar certo por lá!

As fantasias são como as que vemos no Brasil! (Via Japan-Talk)

Tem que ter samba no pé!

Vocês acham que o japonês não tem samba no pé? Tá muito enganado! No período da tarde, e no último sábado de agosto, os passistas e sambistas se reúnem para A Grande Parada, e é aí que as escolas, carros alegóricos, alas (com até 300 integrantes), rainhas desfilam com suas fantasias abrilhantadas, cheio das lantejoulas e toda plumosas.

Anúncio

Pra quem curte um rolê gastronômico, as barraquinhas fazem aquela misturinha bacana BR+JP, e tudo em dobradinha: Tem saquê e caipirinha, ou melhor, saqueirinha! Se você é um estrangeiro por lá e procura pelo cardápio oriental, vai encontrar no distrito de Taito, muitos izakayas (barzinho japonês) e barraquinhas com yakitori (espetinhos de frango). Dá pra curtir numa boa, não é mesmo? 

O público fica ali na rua mesmo para ver as passistas! (Via Japão em Foco)

Preparando a curtição

Se você está pensando em conhecer neste ano de 2017, a 36ª edição do Asakusa Samba Carnival deve acontecer em 26 de agosto, das 13h00 às 18h00 e com entrada na faixa. Quanto a localização, é só parar na Tawaramachi Station ou Asakusa Station, e seguir até a Umamichi Street, próximo ao Templo de Senso-ji.

Mapa da folia da edição de 2016 // Fonte: Asakusa-Samba

Galeria

Olha só quem deu as graças por lá!
E tem rainha também!
Olha a ala das baianas
Curti essa comissão de frente heim?

Fotos por Grigoris Miliaresis

Vídeos

Referências: Japão em Foco, Overmundo, Cantora Sueli Gushi, Tokyo Cheapo e Japan Talk.

Foto de capa: Toshihiro Oimatsu

 

Anúncio