Às vezes tudo o que você precisa é ler um bom e simples shoujo. Nada muito complexo, apenas algo inocente e puro com toques de romance e uma história que não exija muito da sua mente. O Florescer do Amor é um volume único que consegue entregar exatamente o que precisamos. Além disso, é de uma das minhas autoras e artistas mais queridas, a Keiko Iwashita.
Deixada para trás
Shion é uma jovem do ensino médio que perdeu sua mãe e acaba de ser enganada pelo seu pai. Ela vai até a floricultura em que ele trabalha e descobre que ele despareceu após acumular dívidas em jogo.
Sem ter para onde ir, ela decide trabalhar para o jovem dono da floricultura – Shun Mamyuda – em troca de um local para morar. Cuidar de flores é muito mais difícil do que parece, mas Shion está decidida a ter algo em sua vida além de decepções.
Assim, é nesse amadurecimento que ela acaba descobrindo mais sobre seus próprios sentimentos, e dos daqueles ao seu redor.
O Florescer do Amor é uma obra que foi traduzida e trazida ao Brasil pela editora NewPOP no final de 2022. Foi um lançamento muito esperado já que Keiko Iwashita é conhecida pelos seus shoujos quentinhos e possuía uma gama de títulos. Dessa forma, é natural que esse primeiro lançamento seja só o primeiro da autora.
Inclusive, foi assim que eu conheci a obra. Por acaso estava lendo outras obras da autora quando reconheci a capa e fui correndo comprar o título. Por ter apenas um único volume, a história não é muito complexa, mas entrega exatamente o que esperamos de um shoujo desse tipo, algo simples, suave, doce e romântico.
O simples consegue funcionar
Com 89% de notas 5 estrelas na Amazon, O Florescer do Amor é uma obra de romance e drama que fala sobre o amadurecimento das pessoas, mas também sobre como adultos não tem muita ideia do que estão fazendo.
Quando adolescentes, ou crianças, nós vemos nossos pais como nossa bussola moral, os donos do conhecimento universal. Entretanto, ninguém está realmente preparado para ser pai, e mais do que isso, quando adulto eles ainda estão tentando se entender e compreender o universo ao seu redor.
Ser adulto não te exime de errar, muito pelo contrário, parece que cada erro que você comete tem ainda um peso maior.
A história com quatro capítulos opta por uma abordagem simples, no ponto de vista principal da Shion que é uma adolescente que foi “deixada para trás” pela sua família, sua mãe através da morte, e seu pai pela covardia ao tentar fugir das dívidas. Na sua paixão imatura pelo homem mais velho, Shun, ela também descobre muito sobre si mesma, e sobre o que ela quer dali para frente.
Uma abordagem inteligente
Eu aprecio bastante que a autora tem a delicadeza de apontar que Shion é só uma adolescente e, por consequência, Shun – por ser um adulto – não pode simplesmente se relacionar com ela. Mamyuda compreende que a proximidade de se viver juntos pode causar uma sensação falsa de afeto na estudante, por isso mesmo faz bem seu papel ao não corresponder os sentimentos, pelo menos não naquele momento.
Eu também adoro quando mangás utilizam a linguagem das flores para passar ideias ou sentimentos. Aqui – onde a floricultura é o cenário principal – essa linguagem é usada de maneira adorável, fazendo com que demos suspiros pela relação ficcional que estamos lendo.
O Florescer do Amor está disponível para compra no site da NewPOP assim como nas maiores livrarias do Brasil.