Anúncio

O Catador de Batatas e o Filho da Costureira
Bruno D’Angelo e Ricardo Giassetti
Agosto, 2008
HQ de 112 páginas

Lançado em 2008 pela JBC, com roteiro de Ricardo Giassetti e desenhos de Bruno D’Angelo, O Catador de Batatas e o Filho da Costureira, é um trabalho bastante interessante principalmente pelos seus detalhes.

A Samurai | Review

O filho da costureira é Isidoro, que, apesar de sua inteligência destacada com o esforço em suas atividades, não é devidamente reconhecido por causa da cor de sua pele, em um período imediatamente após a abolição da escravatura. Esta parte da história é contada no sentido de leitura ocidental, da esquerda para a direita.

O cortador de batatas é Ikemoto, ex-tenente de guerra, tentando escapar de seu passado e recomeçar a vida no Brasil, trabalhando como imigrante nas lavouras de café. Sem nutrir a mesma esperança dos demais japoneses em retornar ao país de origem, continua a se sentir deslocado. Já esta parte, é contada no sentido de leitura oriental, da direita para a esquerda.

As duas histórias se cruzam e se completam, com um só final no meio da hq. É um conjunto de preconceito, superação, cooperação e esperança, apesar das diferenças e dos obstáculos naturais à integração dos universos de cada um. Todas as falas em português possuem legenda em japonês e vice-versa, respeitando o idioma original de cada personagem.

(Vi este livro por acaso numa destas maquininhas de metrô. Estava por R$ 2,00 no metrô Consolação de São Paulo – vale a pena, né?)

Anúncio

O Catador de Batatas e o Filho da Costureira capas

O Catador de Batatas e o Filho da Costureira

Autores: Bruno D’Angelo e Ricardo Giassetti
Formato: 135x205mm
Páginas: 112 pgs
ISBN: 978-85-7787-086-8
Preço: R$ 24,90
Peso: 143 gramas

 

Anúncio