Dead by Daylight, ou DBD, é um jogo multiplayer assimétrico do estilo Survivor horror, onde 5 jogadores jogam na modalidade 4vs1, sendo 4 sobreviventes (survivors) e um assassino (killer).
Há dois objetivos no jogo: enquanto os survivors tem que ativar 5 geradores para ligar uma porta e tentar escapar do mapa, o killer tem como objetivo eliminar esses mesmos jogadores, os pendurando em ganchos, sendo que após o terceiro empalamento o survivor é dado oficialmente como morto.
Bastante popular na TwitchTv, o jogo é compatível com PC e console, tendo também uma versão mobile (mas que não é possível jogar com players de outras plataformas). Mas sua maior fama se dá pela integração de personagens famosos da ficção no gameplay, como é o caso de Freddy Krueger, Nemesis, Pyramid Head e Michael Myers.
Com atualizações frequentes, toda nova temporada é sempre impactante, já que traz novos killers e survivors, e essas mudanças muitas vezes interferem no que é considerado meta.
Com personagens de diferentes tipos de países, confesso que havia um sonho distante de trazerem alguém do Brasil, porém, eu não imaginava como poderia ser feito. Que tipo de criatura eles trariam como killer? Era uma dúvida que permeava. Mas assim, sem promessa nenhuma, de repente fomos presenteados com três novos personagens TOTALMENTE brasileiros, sendo um killer e dois survivors.
A nova season, Tools of Torment, que tem como estreia março de 2023, pretende trazer The Skull Merchant (Adriana Imai), um tipo de mulher-cyborgue que usa drones para caçar os sobreviventes. Enquanto os dois novos survivors originais são um casal de irmãos, Thalita e Renato Lyra, ambos cariocas que se destacam por suas habilidades que estimulam o trabalho em grupo.
Já disponíveis para testes no PTB (plataforma beta onde os jogadores podem conferir as mudanças de maneira antecipada) as respostas ao novo lançamento têm sido controversas, por hora, o novo killer é considerado rank C, ou seja, é um assassino que depende muito da sorte e de quem você enfrenta para garantir uma vitória, já que suas habilidades não garantem a ele muita vantagem.
É muito difícil ainda prever o quanto esses personagens serão utilizados no dia-a-dia do jogo, se eles serão presentes ou então esquecidos junto a outros de ranks inferiores. Até lá, mantemos as expectativas altas para sermos devidamente representados.
Você pode conferir o trailer da nova temporada aqui: