Gundam Factory Yokohama

Algo grandioso e maravilhoso está por vir no verão de 2020 e, não, não são as olimpíadas, mas sim o novo Gundam em escala real.

Há alguns anos, os organizadores anunciaram um Desafio Global de Gundam, que procurava um talento pelo mundo a fora para atualizar o Gundam de 28 metros de Tóquio e fazê-lo andar. No entanto, em 2017 o Gundam RX-78-2, do anime Mobile Suit Gundam de 1979, foi desmontado e substituído pelo Gundam Unicotn do anime mais recente da franquia. Depois disso não ficou claro se esse seria o fim dos planos de fazer o Gundam se mover.

Para a surpresa de todos, na festa de comemoração dos 40 anos da série foi anunciado que o projeto do Desafio Global de Gundam ainda está a de pé e que os organizadores já terminaram os planos do Gundam móvel, assim como onde a atração ficará.

O novo Gundam está agendado para fazer sua estreia no versão de 2020 no Píer de Yamashita, em Yokohama a 30 júris de Tóquio. Os organizadores ainda não confirmaram se o Gundam usará partes do Gundam original, mas parece que os planos são para fazer a antiga estátua andar.

O projeto recebeu o nome de Gundam Factory Yokohama, e a proposta é fazer diversas exibições destacando e explicando todo o processo de design, que adicional aspectos educacionais e culturais ao projeto.

A cidade de Yokohama foi especialmente escolhida por ter sido uma das primeiras cidades do Japão a entrarem em contato com o mundo após um grande período de reclusão do país. Isso tornou a cidade conhecida por aceitar novas ideias e tecnologias, bem como o local por onde o Japão se fez conhecido no mundo, através do comércio e diplomacia.