O último final de semana foi movimentado para os fãs de rock que estavam na Grande São Paulo. Quem curte a tristeza (boa) inebriante do shoegaze também foi contemplado e pôde prestigiar um evento MEGA aguardado há anos: Nothing finalmente veio ao Brasil!

Eles tardaram, mas não falharam! Marcada originalmente para 2019, a estreia do Nothing por aqui precisou ser adiada e remarcada para o ano seguinte. Mas como você já deve imaginar, assim como aconteceu com tantas outras apresentações, precisou ser cancelada devido à pandemia de COVID 19. Assim, o tão esperado encontro entre a banda e o público brasileiro foi ficando cada vez mais distante…

Felizmente, a Agência Powerline mexeu os pauzinhos e, no último dia 30, para apresentação única na Fabrique Club, o quarteto norte-americano desembarcou no Brasil e tocou ao lado de Putz e gorduratrans, agitando a véspera de feriado e fechando o mês de abril com chave de ouro. Quer saber como foi? O Suco de Mangá marcou presença na Barra Funda e te conta tudinho sobre essa noite deliciosamente melancólica!

ESTRAGO com Putz

A produtora Powerline acertou em cheio e começou o evento da melhor maneira possível. A primeira banda a tocar, pouco mais de uma hora após a abertura da casa de shows, foi Putz. Apesar do público reduzido, Gi Ferreira (guitarra e vocal), Cyro Sampaio (guitarra e back vocal), Antônio Fermentão (bateria e back vocal), Marina (baixo) e Bi Free (Water Rats e Deb and The Mentals), convidado para a música de encerramento, deram conta do recado e aqueceram o Fabrique para receber às próximas duas apresentações da noite.

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa

Estrago foi a canção escolhida para dar inicio aos trabalhos, seguida de Destrói e Afogar, presentes no primeiro e único álbum da banda, autointitulado, lançado há quase dois anos. Dando sequência à apresentação que animava a galera, Putz tocou Quando saio de mim, Grave e Eu sei. A faixa Fantasma-solidão veio em seguida e foi uma das minhas favoritas, junto com Qualquer coisa, lançamento mais recente da banda. Por fim, ouvimos Mergulhar, Temporal e Vou Cair, que talvez tenham sido as músicas em que eu mais senti a entrega da vocalista de corpo e alma para o palco.

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa

Rolaram alguns problemas técnicos no som? Sim. Mas a presença de palco e a plateia interessada em conhecer mais da Putz fizeram toda a diferença! Com uma setlist forte, a banda conseguiu impressionar e conquistar, entregando um show sensacional.

Ainda não conhece Putz? Confira a nossa playlist com a setlist completinha do show que eles fizeram:

gorduratrans e suas camadas sonoras

A noite quente de domingo teve sequência com gorduratrans, banda referência no cenário shoegaze e alternativo do Brasil. Este show teve um significado gigantesco para mim, que sou fã do duo há bons anos. Prestando atenção nos comentários antes, durante e após a apresentação, deu pra ver que o momento foi muito especial para grande parte do público presente no Fabrique.

Acompanhados por Pedro Simião (guitarra) e Gabriel Otero (baixo), Felipe Aguiar (guitarra e vocal) e Luiz Felipe Marinho (bateria), idealizadores do gorduratrans, abriram o show com Vejo Fantasmas em Seus Olhos, faixa de seu segundo trabalho, o Paroxismos, lançado em 2017. Logo após, cantaram Confusão, seguida de Crista e Cortisol, minhas faixas favoritas do último lançamento dos cariocas pela Balaclava Records, intitulado zera, de 2022.

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa

Transitando entre o não-tão-velho e o novo, Felipe continuou a apresentação com Você Não Sabe Quantas Horas Eu Passei Olhando pra Você, a queridinha do Repertório Infindável de Dolorosas Piadas, álbum de estreia da banda que já virou um clássico do shoegaze nacional e, em seguida, retomando Paroxismos com Linha Tênue e Quando Boas Lembranças Se Tornam Tortura. As duas últimas músicas foram Enterro dos Ossos e Vcnvqnd, encerrando uma apresentação fascinante que me arrepiou do início ao fim com suas diversas camadas sonoras, deixando um “gostinho de quero mais”. São Paulo não é tão bonita quanto o Rio de Janeiro, mas tem muito amor pra dar para o gorduratrans!

O arrebatador show do Nothing

A falta de grade já entregava que a apresentação principal seria imersiva e intimista, assim como as duas anteriores. Antes de dar início, a própria banda ajeitou seus instrumentos e conversou com o público que tentava puxar papo. Foi numa dessas oportunidades que pedi à Christina Michelle, baixista que integra o time de Nothing há aproximadamente um ano, a setlist que seria usada por ela. Simpática, assim como da primeira vez que a vi mais cedo, na entrada do Fabrique, quando tiramos uma foto para marcar o momento, ela garantiu que me entregaria o papel assim que o show acabasse.

Então, num palco tomado pela fumaça e iluminado por fortes feixes de luz azul, característica dos shows de shoegaze, Nothing começou o show às 20h17, com uma casa cheia de gente ansiosa pelo que aconteceria a partir daquele momento. As primeiras canções foram Say Less, que levou a animação do público a outro patamar desde o primeiro acorde, e April Ha Ha, perfeita para fazer parte da setlist de apresentação que acontecia no último dia do mês de abril. Seguindo, tivemos Hymn to the Pillory, faixa do Guilty of Everything, segundo álbum do grupo e a marcante Fever Queen, presente em Tired of Tomorrow, de 2016. A primeira música do Dance on the Blacktop, disco responsável por colocar o Nothing em um lugar de destaque na cena indie mundial, foi Zero Day, recebida com muito prestígio pelo público, assim como The Dead Are Dumb, que veio logo em seguida. Os trabalhos de Doyle Martin (guitarra e back vocal) e Zachary Jones (bateria) também merecem destaque, pois deram conta de ajudar a carregar a animação da galera.

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa

Chloroform, parte do split Whirr & Nothing, preparou o público para The Carpenter’s Son, ponto alto da noite. A canção de quase oito minutos de duração transformou o clima do Fabrique Club e permitiu que Nicky Palermo, vocalista, guitarrista e fundador da banda, lavasse a alma durante seu solo de guitarra repleto de efeitos que me deixaram boquiaberta. Depois desse momento único, Nicky agradeceu ao público presente e falou o quão empolgado estava por finalmente tocar na América Latina.

Acabado o momento de interação, banda tocou Famine Asylum e B&E antes de sair do palco. Não demorou muito para que o público, ainda extasiado, puxasse um coro de “Olê, Olê, Olê, Olê, Nothing, Nothing”. Nessa hora, mostrando que mergulharam de cabeça no “jeitinho brasileiro”, eles fizeram questão de um momento mais descontraído, bebendo alguns goles de cachaça direto na boca da garrafa que passava de mão em mão.

Por fim, a plateia recebeu Vertigo of Flowers, que desencadeou um mini moshpit com direito a stagediving, e (Hope) Is Just Another Word With a Hole in It, fechando a noite de forma marcante.

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa

Os momentos vividos na noite do último domingo só reforçam os porquês de Nothing ser nomeado como referência para a nova geração do rock alternativo, além de explicar o destaque crescente de Putz e gorduratrans na indústria nacional. Todos deixaram sua marca, cada um de uma maneira, entregando um dos melhores eventos do ano até agora. Nós, fãs de shoegaze e apreciadores de música boa, já estamos prontos para a próxima! Voltem logo pra cá, por favor!

O Suco de Mangá agradece aos colegas da Agência Powerline, por realizarem o sonho dos fãs de Nothing e trazê-los ao Brasil, e Tedesco Com Mídia, pela parceria na cobertura do evento. Que venham outras colaborações!

Por último, mas não menos importante, cabe um agradecimento aos queridos integrantes Christina Michelle (Nothing), Felipe Aguiar (gorduratrans) e Marina (Putz), pelo carinho, atenção e colaboração para aumentar minha coleção de setlists (risos), que fizeram essa noite ainda mais especial!

SETLIST PUTZ

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa

SETLIST GORDURATRANS

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa

SETLIST NOTHING

Putz Gorduratrans Nothing Show São Paulo 2023
Foto: @sucodm / Melissa