Lin Pei Yu acertou de novo. Depois dos clássicos HIStory 2: Crossing The Line e HIStory 3: Trapped, duas das melhores obras BL de Taiwan, e de uma tentativa de emplacar um novo sucesso com We Best Love, a autora finalmente consegue dar sequência aos seus excelentes projetos do passado.
Meu Dente, Seu Amor (My Tooth Your Love) é tudo o que você espera de um romance confortável e prazeroso de assistir. Abordando algumas questões delicadas, a obra nos presenteia com ótimas atuações e um roteiro surpreendente.
Bai Lang (Andy Wu) odeia ir ao dentista. Mais do que um medo, coisa comum na maioria das pessoas, o personagem tem, na verdade, um trauma de infância: quando era criança, seus pais morreram em um acidente de carro enquanto estavam a caminho de casa para acalmá-lo da ida ao dentista.
Esse trauma, que o fez desenvolver um transtorno de ansiedade, é abordado o tempo inteiro na série. As cenas que compõem esses momentos são recriadas a partir de câmeras trêmulas e sons fragmentados dos quais preenchem uma atmosfera aflita e angustiada — trabalho de imersão admirável da direção.
Entretanto, devido a uma forte dor de dente, mesmo odiando, Bai Lang é obrigado pela sua irmã mais velha a ir ao dentista que, por sua vez, se tratava de um amigo de faculdade dela.
Jin Xun An (Yu Jin) é dono de um consultório que pertencia a sua família. O jovem odontólogo precisou assumir os negócios logo após se formar. Sua rotina diária muda quando, inesperadamente, ele precisa atender um paciente da sua idade, mas que tinha medo de ser consultado.
O primeiro contato de Jin Xun An com Bai Lang não é um dos mais efetivos. Mas, a partir daquele momento, a vida de ambos havia mudado de vez.
Leva tempo, mais da metade dos episódios, para que finalmente os dois entendam que entre eles existe um amor florescendo. Jin Xun An compreende esse fato antes de Bai Lang, que até tenta recusar tais sentimentos. Contudo, os momentos vividos por eles e a intensa construção de situações inusitadas, como uma declaração e outra, um ciúmes escancarado e, até mesmo, um terremoto que “acidentalmente” joga um personagem sobre o outro, são fatores essenciais na dinâmica de união do casal.
Há tempo não víamos alguns clichês do gênero serem tão bem explorados assim.
Somado a isto, o carisma de Bai Lang, perfeitamente interpretado por Andy Wu que, sem sombra de dúvidas, se entregou ao papel como nenhum outro ator de BL em 2022, faz com que a narrativa ganhe ainda mais proveito. A naturalidade, então, torna-se um recurso edificante na história encabeçada por ele.
Outro grande acerto é o casal secundário, formado por Alex (Alex Chou) e RJ (Michael Chang), que surgem entre beijos roubados e um amor postado na barreira geracional. Alex é mais velho, maduro e cheio de experiências. Já RJ é jovem, imaturo e, no início, inconsequente demais. Os opostos, obviamente, combinaram da melhor maneira possível.
A série peca, porém, ao tentar acrescentar um terceiro romance. Sem necessidade alguma, vemos uma nova trama surgir e passar despercebida por soar desinteressante além da justa medida. Outrossim, o prolongamento de certos eventos, também deixa marcas negativas no corte final.
Após, aparentemente, um desfecho feliz, My Tooth Your Love ainda arruma espaço para tocar na questão da aceitação familiar. No caso, o pai de Jin Xun An, se recusa a aceitar o relacionamento do filho com outro homem, chegando, até, a espancá-lo diversas vezes. Claro que somos poupados desse horror, a edição mostra apenas as marcas de agressão nas costas do ator.
Apesar disso, tudo acabou bem. Jin Xun An e Bai Lang, com muitos beijos e carinhos, conseguem viver juntos. Afinal, esse propósito de Lin Pen Yu é tão satisfatório quanto o de outros enredos feitos por ela.