Mesmo se a Tempestade Chegar é uma ficção científica que levanta debates sobre temas atuais para a sociedade brasileira. O autor Paulo Pera aborda fanatismo, consequências dos discursos de ódio, abusos de poder por parte de líderes e questões filosóficas sobre a importância de lutar pela humanidade. Assim, a história narra a trajetória de um homem em busca de combater um poderoso e violento grupo.
O protagonista na história é Soulfly, que acorda sem memória em um hospital. Desnorteado e com poucas informações sobre os acontecimentos que o levaram a ser internado, logo um nome surge à mente: Sara.
Então, em uma narrativa dividida em três partes, com capítulos curtos e a utilização recorrente de flashbacks, o autor mantém os leitores atentos para entender o passado do personagem principal.
Aos poucos, o homem começa a compreender a realidade. Por um longo período, ele integrava o Salvadores da Terra, grupo responsável por estudar a manipulação de energias. Porém, este poder tornou o líder da equipe, Tadashi, alguém obcecado pela aniquilação da população.
No início, Soulfly apoiava a ideia e era um dos membros mais confiáveis. Entretanto, o envolvimento com uma mulher fora do seu ciclo fez o protagonista questionar as próprias convicções.
Soulfly já estava se afastando da linha de frente dos Salvadores fazia algum tempo. Apesar de Tadashi acreditar que ele ainda tinha uma capacidade incrível, mesmo que oculta, de causar danos em massa, Soulfly não se sentia empolgado com a manipulação da energia fora do seu corpo. Seus colegas estavam superando-o nessa questão.
(Mesmo se a Tempestade Chegar, pg. 128)
Mesmo se a Tempestade Chegar
Entre combates mortais em um mundo distópico, o enredo agrada os fãs de ficção científica ao mesmo tempo que conta com elementos de romance e fantasia. Mais que isso: a obra também propõe uma discussão sobre os limites da ética e da moral, além de tratar sobre a necessidade de defender a vida humana apesar de todos os problemas existentes na sociedade.
Incluisve, durante a construção da história, o escritor se inspirou em referências de animes e mangás, como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, para aproximar diferentes públicos da produção literária. Paulo Pera explica:
Meu objetivo principal é ajudar o jovem leitor, ou o adulto que desistiu dos livros e está afastado da literatura, a encontrar a paixão escondida por essa arte.
O livro foi publicado por meio do edital “Literatura – Publicações”, da Fundação Cultural de Curitiba, que tem o intuito de incentivar a produção literária e a formação de novos autores da região. Assim, Mesmo se a Tempestade Chegar venceu na categoria “Romance” e doará 100 exemplares para bibliotecas e casas de leitura da capital paranaense.
Aproveite, pois o ebook está apenas R$ 11,90!
Sobre o autor
Natural de Curitiba, no Paraná, Paulo Pera é ator, escritor e roteirista. Na literatura, publicou Amigos Têm Dez Contos, obra premiada como “Melhor Ficção em Português” no International Latino Book Awards de 2023.
Agora, lança o livro Mesmo se a Tempestade Chegar com apoio de edital da Fundação Cultural de Curitiba. Ainda no meio artístico, dirigiu os curtas-metragens Patrulha (2009) e Loja de Inconveniências (2023).