2024 se tornou um marco na história da Mei Mei – rede de franquias especializada na culinária asiática. Afinal, a companhia passou por uma verdadeira revolução em todas as áreas do negócio com um processo de reestruturação completo. Tudo isso, sob o comando do novo sócio e CEO da marca, Marcelo Cordovil, que chegou à companhia com uma bagagem de mais de 10 anos de atuação no franchising.
De acordo com Cordovil, cada um dos setores da franqueadora passou por um processo de reestruturação. Isso levou a rede a um nível superior de excelência na padronização das quase 40 franquias da rede. Ele afirma:
Tenho consciência e total confiança de que temos um negócio com um potencial enorme de crescimento, além de um mercado inteiro a ser explorado. Até o início do segundo semestre de 2024, mesmo com uma gestão mais familiar, nossa rede já era uma das maiores consumidoras de salmão, com um volume de R$ 17 milhões por ano. Após toda a reestruturação, que segue em execução, certamente conseguiremos explorar de forma mais eficaz todas as nossas capacidades e ganharemos força para expandir por todo o país, garantir mais qualidade nos produtos e no atendimento aos nossos clientes.
O novo CEO da Mei Mei afirma que o objetivo é preparar a rede para abrir cerca de 15 unidades franqueadas por ano. Atualmente, a marca está presente na capital, região metropolitana, litoral e ABC paulista. Cordovil explica:
Para que a expansão aconteça de maneira sólida e possamos ter um bom acompanhamento da operação, visando a padronização e qualidade no atendimento e no produto servido, vamos priorizar a estratégia do crescimento em espiral. Dessa forma, devemos chegar a 2030 com mais de 100 unidades em pleno funcionamento.
Assim, além da expansão pela própria cidade de São Paulo, com a entrada da marca em centros de compras mais expressivos e referência em suas localizações, a Mei Mei também deve ganhar presença em cidades do interior do estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Para que os planos possam ser executados conforme idealizado, o time da franqueadora vem ganhando, gradativamente, reforços de peso. Ao todo, cerca de 10 executivos passam a fazer parte da equipe em posições estratégicas nessa primeira fase da reestruturação da empresa. Cordovil conta:
Outra importante meta, além de profissionalizar a gestão e os processos de toda a rede, é desenvolver um trabalho completo relacionado às nossas pessoas. Acredito que uma empresa só cresce e se desenvolve quando cuida dos seus colaboradores. Por isso, estamos planejando com atenção e cuidado todas as ações que levaremos às nossas equipes para que seja possível transformar essas vidas de forma realmente positiva.
A franquia Mei Mei
Criada em 1991 para servir comida asiática, a Mei Mei iniciou o processo de expansão por franquias no ano de 2008. Atualmente, são 40 franquias em operação, presentes nas cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Praia Grande, São José dos Campos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano, todas localizadas no estado de São Paulo.
Os restaurantes da marca operam em espaços com tamanho médio de 40m², que se destacam por servir grandes sucessos da culinária asiática, que ficam dispostos em um buffet que enche os olhos de quem passa pelas praças de alimentação dos shoppings centers das cidades. Além da ampla variedade de opções e sabores, a Mei Mei leva aos seus clientes, como vantagem adicional, a possibilidade de montar pratos diferenciados, apenas com os itens que cada um mais gosta. São mais de 30 tipos de sushis, como niguiris, hot rolls, hossomakis, uramakis, jyos, além de pratos quentes, como o delicioso yakissoba – um dos carros chefes da casa – frango xadrez, entre outras opções. Os restaurantes contam, ainda, com um menu muito rico, composto por delícias como temakis e pokes, para quem preferir degustar opções mais saudáveis.
O investimento para abertura de uma franquia Mei Mei é de aproximadamente R$ 1 milhão. O retorno do investimento acontece no período entre 30 e 48 meses. O faturamento mensal alcançado pelas operações é de R$ 250 mil. São necessários, aproximadamente, 15 colaboradores para o desenvolvimento das atividades.