Anúncio

Não é novidade para ninguém a quantidade de obras baseadas em zumbis que existem por ai…. Principalmente agora que os ‘mortos-vivos’ estão em alta… E claro que os mangás não iam ficar de fora dessa!

Já tivemos por aqui o sucesso ‘High School of the Dead’ que, na minha humilde opinião, fala mais sobre ‘peitos’ do que zumbi. Agora a editora Nova Sampa traz para nós, com a promessa de um ‘terror mais adulto’,  o mangá:

Vamos começar com a sinopse: Um grupo de estudantes é pego de surpresa pelo ataque dos zumbis na capital japonesa em meio ao calor do verão. Liderados pelo jovem professor Yu Someya e pela colegial Ikuse Minamori, enquanto lutam para se manterem vivos, eles descobrem pouco a pouco outros sobreviventes, até desvendarem o mistério que cerca o ataque dos devoradores de carne humana fresca.

E ai? Sentiu o clima de inovação?… Não? Exato! Tokyo Summer of the Dead não traz nada de novo, tudo que é mostrado no primeiro volume do mangá da uma sensação de ‘já vi isso em algum lugar’ ou ‘essa cena parece com a do filme tal…’. Posso afirmar tranquilamente que nada do primeiro volume me surpreendeu… O roteiro da a impressão de ter sido montado somando várias cenas já famosas dentro do universo ‘mortos-vivos’, então não da a sensação de ‘quero ler mais…. preciso saber o que vai acontecer!’ e isso é fundamental para mangás do gênero (suspense, terror). Outro ponto que não chama a atenção é a arte, deixando bem claro que ela não é ruim, apenas não é particular. Então não vale a pena comprar o mangá? Calma… calma…

A promessa da Nova Sampa era trazer um mangá com universo ‘zumbi’ mais adulto e Tokyo Summer of the Dead, mesmo que raspando, consegue dar conta. Mesmo clichê, algumas cenas passam a sensação de aflição ou tensão… Outro ponto que merece ser citado é o humor! O mangá não é engraçado, mas nem é a ideia, mas tem boas cenas com um humor ‘ácido’ que vão agradar. Agora vamos para as considerações finais:

Qual o público alvo: Fanáticos por zumbis! Pessoas que adoram de verdade o gênero e não ligam muito para inovação. Se você apenas ‘acha legal’ essa onda de mortos-vivos é melhor pensar bem antes de comprar, tem mangás melhores do universo ‘zumbi, infectados’ sendo publicados por aqui, como o ‘Biohazard: Marhawa Desire’ (Resident Evil é mais fera né?!) .

Anúncio

Falando da parte técnica… O mangá conta com apenas 4 volumes e sua publicação é bimestral com o preço de capa de R$10,90. Assim que finalizar, Tokyo Summer of the Dead volta aparecer aqui no Suco para uma review completa!

Anúncio