Anúncio

Antes de começar falar sobre o mangá que é ‘Tiger & Bunny’, gostaria de falar um pouco sobre o que é ‘Suco Apresenta’… Você trabalhou o mês todo para ganhar seu rico dinheirinho, ou recebeu ‘mesada’ daqueles que trabalharam por você e decide comprar algum mangá. Sim, tenho certeza que esse é um vício de todos os visitantes aqui do Suco. Então você pensa ‘o que comprar?’, ou talvez ‘que mangá é compatível com meu gosto?’, antes você entraria em desespero podendo até gerar algum tipo de distúrbio psicológico, mas agora você tem o ‘Suco Apresenta’. Faremos uma prévia sobre os mangás e deixaremos bem claro qual seu público alvo, de maneira rápida e direta, assim suas dúvidas não mais irão tirar seu sono (e seu dinheiro). ‘Suco Apresenta’ também irá falar sobre animes, lives e games, afinal, tempo também é dinheiro. Sem mais delongas: Suco Apresenta Tiger & Bunny!

Tiger & Bunny

Gosta de Super-heróis? Acho difícil alguém responder que não. Pelo menos quando você era criança tenho certeza que já se fantasiou de algum… Existem diversos tipos de heróis em mangá, muitos mesmo, mas com padrão ‘americanizado’ são poucos, principalmente na atualidade. Tivemos Heroman do mestre Stan Lee em parceria com o estúdio Bones (Fullmetal Alchemist: Brotherhood), que acabou passando despercebido por grande parte do publico brasileiro. E agora, sobrou algum? Eis que surge Tiger & Bunny!

Tiger...Bunny.full.695926

Vamos lá: Como todo super-herói tem ‘sua cidade’, Tiger & Bunny se passa em Sternbild City, lar de pessoas comuns e pessoas apelidadas de ‘Next’. Os ‘Next’ são pessoas que possuem habilidades especiais como super-força, controlar o gelo, controlar o fogo e usam seus poderes para proteger a cidade, como todos os super-heróis. Comum até agora? Então se prepara… Devido a popularidade desses heróis, alguns começaram a receber patrocínios de empresas e o convite para participar do ‘Hero TV’, um Reality Show que mostra os heróis salvando o dia e, para aquelas que tiverem a melhor atuação, salvarem mais pessoas, recebem ‘pontos de herói’. No final do ano, aquele super-herói que tiver mais ponto leva o título de ‘Rei dos Heróis‘. Loucura não?

Um dos participantes desse Reality Show é o herói veterano e um dos protagonistas da história Kotetsu Kaburagi, cujo o apelido no trabalho é Wild Tiger. Kotetsu é desleixado e sempre quer fazer tudo do seu jeito, porém é um dos poucos heróis que ainda se preocupam mais com ‘salvar as vítimas’ do que com o Reality Show e seus patrocinadores. É o tipo de personagem que você vai olhar e gostar dele logo de cara. O mangá começa já com uma cena de ação, onde diversos heróis participantes do ‘Hero TV’ estão perseguindo um bandido e, Kotetsu tentando bancar o ‘fodão’, acaba se lascando e sendo salvo por um novo super-herói: Barnaby Brooks Jr., o outro protagonista da série.

Barnaby Brooks Jr. & Kotetsu Kaburagi
Barnaby Brooks Jr. & Kotetsu Kaburagi

Barnaby Brooks Jr. é totalmente diferente de Kotetsu, ele é centrado, estrategista, segue todas as ordens dadas, em resumo, ele é o super-herói ideal (principalmente para os patrocinadores). Logo após o primeiro caso, o estreante Barnaby Brooks Jr. é comunidade pela sua ’empresa de trabalho’ que terá que formar uma dupla com outro herói da mesma empresa. Certo, não tem mistério aqui né? O outro herói é Kotetsu, o veterano Wild Tiger.

É exato ai que o problema começa… Kotetsu e Barnaby não se dão nada bem. Kotetsu é desleixado e sempre tenta bancar o ‘professor’ de Barnaby, que o odeia logo de cara. O foco no mangá fica nisso, entre Kotetsu e Barnaby tentando trabalhar junto e salvando a cidade e, a cada missão, um sentimento de amizade e respeito vai crescendo entre eles.

Tiger & Bunny satiriza a popularidade dos super-heróis de uma maneira bem bacana e nada ofensiva, apresentando um roteiro bem divertido e fácil de ler. O mangá conta com trechos emocionantes também, mostrando o lado humano dos heróis que vão fazer você se apegar aos personagens, mas esses trechos são clichês para os amantes de tiger-and-bunny1shonen. Mesmo assim são bem legais.

Qual o público alvo: Duvido que alguém escolha Tiger & Bunny como primeira opção de compra na hora de escolher um mangá, ele é divertido, tem personagens legais mas não é surpreendente. Tiger & Bunny vai agradar tanto garotos quanto garotas fãs de histórias simples e buscam algum título para ‘passar o tempo’. Já para aqueles que amam os super-heróis, Tiger & Bunny vai agradar muito! A arte do mangá é muito boa, mas também não foge muito do que já foi mostrado antes em outros mangás. É bonita, mas não é ‘particular’. Resumindo, Tiger & Bunny vale a pena sim, mas só se você já tiver comprado seus títulos favoritos e sobrou aquela graninha.

O mangá Tiger & Bunny é uma adaptação do anime com mesmo nome que estreou no Japão em 2011 e está no volume 5 por lá, continua em publicação. A adaptação para mangá ficou por conta do mestre Mizuki Sakakibara. Aqui no Brasil, o mangá está sendo lançado pela editora Panini e se encontra no volume 2. A Panini confirmou também que, a partir desse mês de setembro, vai lançar ‘Tiger & Bunny Anthology‘, que são novas histórias fechadas da dupla de super-heróis feitas por diversos artistas.

E por que o nome Tiger & Bunny? É uma das piadas do primeiro volume, então não vou contar!

tiger-bunny-2513

De quebra, confira a primeira abertura do anime que apresenta diversos outros super-heróis da série e é muito massa: