Antes que de fato fosse adaptado e lançado este ano, Love Mechanics contou com uma versão conhecida como En of Love: Love Mechanics, de 2020. Na época, o BL acabou recebendo duras críticas devido à má atuação dos protagonistas Yin e War.

Felizmente, passados quase dois anos, a nova edição da série surge com uma clara evolução dos seus personagens principais e, também, uma produção cheia de destaques.

Ainda que faça um aceno aos dramas tailandeses clássicos, Love Mechanics funciona melhor no formato de web série. Com 10 episódios, a história antes apresentada com diversos erros agora parece mudar de rumo, dando novos sentidos até mesmo para o seu principal acerto: o roteiro. Para quem vê de fora, a performance dos atores sempre fica marcada como o ponto de partida que mais gera interesse no público. De fato, isso está certo. Mas, quando falamos em BL, é necessário focar na construção narrativa, uma vez que toda e qualquer atuação, na maioria dos casos, tende a ficar em segundo plano.

Evidentemente, Yin e War tiveram um aperfeiçoamento óbvio. Cheios de carisma, os seus personagens Vee e Mark são condicionados o tempo todo a demonstrar as dezenas de barreiras existentes entre eles. O amor difícil, somado a uma dose de melodrama, são juntos os recursos primordiais do romance encenado. Não por acaso, esses fatores acrescentam uma duração maior no desenvolvimento da série — o que pode atrapalhar a experiência de quem espera assistir algo líquido e com resoluções fáceis.

Aqui, a dor e o amor caminham juntos para transmitir os sentimentos que estão em pauta. Já a direção e, principalmente, a fotografia, realizam um trabalho minucioso, em que a variedade de tons exerce um peso simbólico na atmosfera e na ambientação das cenas que envolvem afeto.

Embora não vá muito além daquilo evidenciado nos primeiros episódios, no caso, a apresentação de um relacionamento duro e sem muitas perspectivas, Love Mechanics sofre, assertivamente, com uma progressão consideravelmente reveladora. No final, tudo se resolve e a felicidade, que inicialmente parecia distante, resulta em uma conclusão digna e devidamente bem-acabada.