domingo, fevereiro 23, 2025
VISITE NOSSA LOJA

Compartilhe:

Livro Animação Japonesa já está em pré-venda

Ao pensar em animação japonesa clássica, é impossível não lembrar de nomes como Osamu Tezuka, Katsuhiro Otomo ou Hayao Miyazaki. Afinal, todos possuem obras icônicas que marcaram gerações com suas narrativas únicas e estética impecável. Porém, o que torna a animação japonesa tão distinta da ocidental? Será que sua base realmente veio do Ocidente, ou há algo mais profundo na construção dessa arte? Essas perguntas ganham respostas no novo livro de Viktor Danko, Animação japonesa: de 1907 até 1999, publicado pela Laboralivros, selo Urso, em uma edição possível graças ao financiamento coletivo de sucesso.

Um olhar histórico e cultural sobre a animação japonesa

O livro percorre quase um século de história da animação no Japão. Assim, parte das artes tradicionais como os emakimonos (pergaminhos ilustrados) e ukiyo-e (xilogravuras) até as obras cinematográficas e seriadas que conquistaram o mundo.

Assim, Danko explora desde a descoberta da mais antiga animação japonesa – a fita de 35 mm Katsudô Shashin de 1907 – até o impacto de acontecimentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, que moldaram as técnicas e narrativas desse meio artístico.

Dos pioneiros aos grandes nomes do século XX

Com capítulos que transitam entre o período pré-guerra e a popularização das animações japonesas no Ocidente nos anos 70 e 90, Danko detalha a trajetória de pioneiros como Oten Shimokawa, Junichi Kouchi e Seitaro Kitayama. Também, revela como influências externas e internas definiram a essência única da animação japonesa.

Também, obras propagandísticas como Momotarô, a Águia do Mar e as séries animadas que introduziram o Ocidente ao estilo japonês, como Thundercats, têm lugar de destaque.

Para pesquisadores e apaixonados por cultura japonesa

Animação japonesa: de 1907 até 1999 é mais do que uma leitura. É um guia essencial para quem quer entender as raízes e o impacto da animação japonesa, seja você pesquisador, estudante ou simplesmente um amante da cultura nipônica.

Sobre o Autor

Viktor Danko é mestre em Comunicação e especialista na obra de Hayao Miyazaki, com anos de pesquisa sobre a animação japonesa. Autor de diversos artigos e palestrante, ele traz em sua escrita uma perspectiva acadêmica e apaixonada, conectando história, técnica e narrativa.

Apoie este projeto e mergulhe na fascinante história da animação japonesa!

COMPRE AGORA!

Redação
Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

Leia mais

PUBLICIDADE

Suco no YouTube

Em destaque