Se você ouvir falar de Dave McKean pode ser que não reconheça de cara esse incrível artista que é ilustrador, fotógrafo, designer gráfico, músico e cinegrafista. Recentemente a Darkside lançou Black Dog no Brasil, e aproveitando o momento, separamos esta matéria especial para vocês!
Porém, eu aposto que você já deve ter visto um dos trabalhos desse profissional incrível, ou pelo menos ouvido falar. Não é à toa, McKean é responsável por vários trabalhos famosos da cultura POP e nerd, tendo trabalhado ao lado de vários ícones como Neil Gaiman, Stephen King e Ray Bradbury.
Nessa matéria você vai poder conferir cinco obras incríveis desse artista que você precisa conhecer!
5Coraline
Obra escrita pelo autor britânico Neil Gaiman, e ilustrada por McKean, Coraline é um livro de terror fantástico e surrealista publicado em 2002 no Reino Unido. A obra que ganhou os prêmios Hugo, Nebula Award e Bram Stoker Award conta a história de uma menina chamada Coraline que acaba descobrindo uma realidade alternativa ao entrar em uma porta na casa nova no qual acaba de se mudar. A obra foi publicada no Brasil em 2003 pela editora Rocco, e acompanha as ilustrações originais que são absolutamente aterrorizantes. A obra posteriormente ganharia uma versão em longa no estilo stop-motion chamada “Coraline e o Mundo Secreto” com direito a indicação para o Oscar de 2010.
4O Livro do Cemitério
Outra obra escrita por Neil Gaiman e ilustrada por McKean, The Gaveyard Book – ou O Livro do Cemitério em português – é um romance infanto-juvenil publicado originalmente em 2008. A trama trata a respeito de Bod (apelido de Nobody Owens) o único sobrevivente de um terrível assassino que matou toda a sua família. Ainda bebê o jovem é adotado por fantasmas e passa a viver no cemitério, onde ele encontra muitas aventuras. Totalmente diferente de Coraline, O Livro do Cemitério possui ilustrações mais dramáticas e realistas (apesar de ainda conter o traço caricato característico de McKean). O título que ganhou seis prêmios ao redor do mundo, tem seus direitos de adaptação ao cinema comprados pela Disney, e uma produção de longa a caminho dirigida por Ron Howard.
3Arkham Asylum: A serious House on Serious Earth
Um dos trabalhos mais famosos do ilustrador é Arkham Asylum, ou Asilo Arkham em português. A graphic novel escrita por Grant Morrison (famoso roteirista de quadrinhos) foi originalmente publicada em 1989 pela DC Comics, e traz uma história fascinante de conflito entre Batman e seus mais conhecidos inimigos: Duas-Caras, Crocodilo, Espantalho e – é claro – O Coringa. Após tomarem controle do asilo, Batman deverá visitar a instituição para tentar resgatar os reféns e manter a ordem de volta, porém, com sua investigação indo cada vez mais afundo, ele revela segredos obscuros sobre o lugar e seu criador: Amadeus Arkham. A obra, posteriormente, seria uma influência para o jogo Batman: Arkham Asylum.
2Hellblazer
Hellblazer é de longe o meu título favorito dos quadrinhos. Publicado pela Vertigo, um dos braços da editora DC, Hellblazer é uma história em quadrinhos que mistura terror, sobrenatural, drama e comédia, tudo no mesmo título. Muito conhecido pelo seu protagonista, John Constantine, a história trata sobre as aventuras e infortúnios do mago que atua também como detetive sobrenatural, investigando casos paranormais e lutando contra criaturas do outro mundo. Dave McKean foi responsável por várias capas da publicação, com traços sombrios o ilustrador deixou sua marca na série, sendo de longe um dos seus trabalhos mais populares. A obra que já ganhou um longa, uma série de TV e várias participações em séries animadas, é um título extremamente popular ao redor do mundo, com vários encadernados esgotados.
1Lestat
As Crônicas Vampirescas é uma série de livros escritos por Anne Rice, e muito famosa em todos os lugares onde foi publicada. Com dois longas protagonizados por grandes astros como Tom Cruise e Brad Pitt, a série conta as histórias dos vampiros Louis, Armand, Marius, Magnus e Lestat (que eu apostaria ser o mais popular de todos). Porém, muitos não conhecem a adaptação musical da série que leva o mesmo nome do vampiro, em que McKean atuou fazendo os designs das projeções e dos sets, além de dirigir algumas das cenas. O enredo é muito similar a obra “O vampiro Lestat”, segundo título das Crônicas Vampirescas publicado originalmente em 1985. Trabalho belíssimo com artistas renomados, McKean adiciona seu tom gótico, dramático e surrealista de maneira sensacional, tendo feito muito sucesso e sido nominado a quatro diferentes prêmios em seu ano de estreia em 2006.