Anúncio

A Japan House São Paulo nos convidou na última segunda-feira (23) para conhecer a mais nova exposição do local: Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, apresentada por Domyo. Esta é uma tradicional empresa familiar sediada em Tóquio que há mais de dez gerações produz artesanalmente os cordões de seda.

A exposição gratuita ocupa o terceiro andar da Japan House, onde os visitantes poderão ver mais de 30 reproduções de peças de Kumihimo históricos, além de ferramentas e vídeos.

Dividido em três momentos (História, Estrutura e Futuro) a exposição mostra o início do Kumihimo, seu uso durante as décadas, os diferentes tipos existentes, e as possibilidades de usos modernos, como na arquitetura.

Kumihimo – Um Patrimônio Japonês

Mas o que é Kumihimo? Do japonês “cordas trançadas” o termo é utilizado para denominar as amarrações de três ou mais feixes com fios de seda. Os trançados mais complexos podem chegar até 140 feixes de fios!

Dos usos mais conhecidos do Kumihimo podemos citar o cordão que se amarra por cima da faixa de kimono tradicional. No entanto, ele já teve outras diversas funções como acessórios para vestimentas e ornamentos para armas e armaduras.

Como sempre, a Japan House também se preocupa com a acessibilidade e fornece recursos de audiodescrição, libras e bancadas de elementos táteis.

Anúncio

Mas não acaba por aí! Inspirado pela exposição, a Japan House irá abordar o mangá “Your Name” no Ciclo de Mangá do mês de junho (um tipo de clube do livro com discussão sobre mangás). A participação é gratuita e online, sendo realizada no dia 4 de junho às 17h. O encontro tem aproximadamente 90 minutos de duração, e não é necessário conhecimento prévio da obra.

Para saber mais sobre o Ciclo de Mangá, acesse o link:

CICLO DE MANGÁ JUNHO

Informações sobre Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda

A exposição Kumihimo estará presente na Japan House São Paulo entre os dias 24 de maio e 28 de agosto, partindo para Londres logo em seguida.

O local funciona de terça a sexta-feira das 10h às 18h, sábados das 9h às 19h, e domingos e feriados das 9h às 18h. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento, mas recomenda-se a fim de evitar filas.

GALERIA DE FOTOS

japan house kumihiko
Foto @sucodm
japan house kumihiko
Foto @sucodm
japan house kumihiko
Foto @sucodm
japan house kumihiko
Foto @sucodm
japan house kumihiko
Foto @sucodm
japan house kumihiko
Foto @sucodm
Anúncio