O K-pop continua a expandir sua influência no Ocidente, impactando diretamente as vendas de pequenas e médias empresas de varejo online no Brasil. Entre janeiro e julho de 2024, o setor registrou um faturamento de aproximadamente R$ 3,2 milhões.
Esses dados foram revelados em um levantamento especial da Nuvemshop – plataforma de e-commerce líder na América Latina –, em comemoração ao Dia Mundial do K-pop, celebrado em 13 de agosto.
O número de produtos vendidos relacionados ao K-pop cresceu 38% em comparação com 2023, ultrapassando 27 mil itens. Entre os produtos mais populares estão roupas, como camisetas, moletons e saias, além de itens colecionáveis, como bonecos, adesivos e álbuns/DVDs musicais.
Mylena Gama, Gerente Sênior de Marca LATAM da Nuvemshop e especialista em e-commerce, explica:
A cultura K-pop é uma ascensão global e no Brasil não é diferente. O entusiasmo dos fãs brasileiros por tudo relacionado a esse tema impulsiona significativamente o varejo no país. Desde álbuns e produtos até eventos especiais, a demanda é impressionante. Sendo assim, diversos empreendedores buscam novas maneiras de atender a essa comunidade tão leal e apaixonada e demonstram bons resultados. Na Nuvemshop, acompanhamos essas tendências e apoiamos os empreendedores com tecnologia e educação para irem além nos seus negócios online.
Um exemplo de sucesso nesse segmento é Igor Azevedo, que, apaixonado pela cultura sul-coreana, fundou em 2019 a K-Line Store, uma loja virtual especializada em produtos relacionados ao K-pop. Segundo ele, o K-pop está passando por um crescimento notável.
Igor destaca:
Quando olhamos para a visualização dos doramas e para o aumento dos shows, percebemos que o amor pelo K-pop está crescendo cada vez mais. O mercado tem muito potencial ainda e notamos um aumento significativo na abrangência do público, principalmente entre as idades de 25 a 35 anos. Nossa taxa de conversão aumentou cerca de 17% nos últimos seis meses, e as visitas aumentaram 15%.
A análise incluiu as vendas realizadas entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2023 e 2024, com base nos lojistas brasileiros que utilizam a plataforma Nuvemshop.