Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, conta a história de Coriolanus Snow (Tom Blyth) e como ele se tornou o presidente Snow. Com direção de Francis Lawrence, o elenco conta com grandes estrelas como Viola Davis e Peter Dinklage. Assim, o filme é um prelúdio de Jogos Vorazes que se passa 64 anos antes da trilogia original.
Sobre A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Dividido em três atos e com 2h38min de duração, temos um filme acelerado que tenta adaptar 576 páginas do livro sem perder muito da sua essência.
Sendo assim, tudo começa com um Coriolanus criança, junto com sua prima Tigris (Hunter Schafer) em meio ao caos da guerra. Ele recebe notícias de que seu pai, o major Crassus Snow morreu pelas mãos de rebeldes.
Então, aos 18 anos, Coriolanus está prestes a se formar no ensino médio e aspira ganhar o prêmio Plinth. Este é um prêmio em dinheiro para o melhor aluno da academia que ele usaria para salvar as finanças da sua família e continuar seus estudos numa faculdade. Nesse contexto, Coriolanus é um dos 24 alunos escolhidos para serem mentores dos tributos dos jogos vorazes. Assim, somos apresentados a Lucy Gray Baird (Rachel Zegler).
O filme mostra a precariedade com a qual os jogos vorazes acontecia nos anos iniciais. Também, os esforços de algumas pessoas na capital para que a população continuasse assistindo. Assim, os alunos da academia são incentivados a tentar manter seus tributos vivos e, ao mesmo tempo, criar um show de televisão envolvente para a população da Capital.
Acompanhamos Coriolanus tentando navegar situações e relações difíceis, que se complicam cada vez mais com as politicagens pós-guerra de um mundo distópico nas quais as linhas do que é certo e errado estão borradas na mente daqueles que a ganharam.
Conclusão
Por fim, os fãs de Jogos Vorazes com certeza irão apreciar todas as referências que aparecem. No entanto, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um filme que pode ser visto por quem nunca leu ou assistiu a trilogia original.
Infelizmente, seu único pecado é não poder incluir todos os detalhes necessários em apenas um filme. Cada ato poderia ser, facilmente, um filme individual, o que evitaria o ritmo rápido e a maneira superficial com que abordaram alguns enredos.
Texto: Aimee