Alô meus companheiros amantes de gore! Após o grande fracasso de Jogos Mortais – O Espiral, a franquia retorna mais uma vez para trazer mais um novo longa para a franquia original. Jogos Mortais X chega trazendo grandes expectativas para os fãs mais antigos por prometer trazer novamente o amado vilão, JigSaw, e prometer um banho nostálgico acompanhado de muito terror e aflição. Estive lá para acompanhar esse novo mar de sangue que promete ser o mais sangrento de toda a franquia e agora tô aqui pra compartilhar com vocês se é realmente verdade ou tudo não passa de papo fiado. Vem cá que vou te contar tudo!

O que torna esse longa interessante, é o seu retorno as suas origens. O longa se passa entre o primeiro e o segundo filme e revisita o John Kramer buscando de formas desesperadas por alguma cura para a sua doença que já está em estagio terminal. Com todo o seu desespero, John recorre a um grupo que oferece uma cirurgia milagrosa mas não esperava que estava prestes a cair em um golpe. Após notar que tudo não passava de uma fraude, o seu antigo hobbie volta a assombra-lo e os jogos começam mais uma vez.

Após 10 longos filmes dessa saga, eu preciso admitir que em Jogos Mortais X eu consegui visualizar uma luz no fim do túnel. Apesar da trama não ser extremamente elaborada, ela se desenvolve muito bem entre o primeiro e o segundo ato do filme. Assim, consegue manter uma boa construção e uma narrativa interessante. Fazendo com que pela primeira vez na saga, a gente consiga de fato ter uma conexão mais sentimental com o John. O que para uns pode ser um grande acerto, mas para outros pode ser um grande problema se levar em conta todos os filmes antecessores.

Mesmo com um enredo muito melhor que 80% da franquia, não se pode dizer o mesmo sobre aquilo que é referência em Jogos Mortais, que são os tão esperados jogos. Nesse quesito, o filme havia prometido muito e infelizmente entregou pouco. Não existe grandes inovações por parte das tão agonizantes armadilhas e por conta disso parece que estamos em uma verdadeira repescagem do que deu certo para a franquia em algum momento. Mas, preciso admitir que apesar das armadilhas não serem tão inovadoras e nada muito extravagante, os efeitos ajudam muito e o gore consegue ser até melhor que seus antecessores. Então, se você é sensível a esse tipo de conteúdo (como eu sou), pode se preparar para grandes momentos de aflição no cinema.

Já por outro lado, se tem algo que o longa reaproveita muito bem é o retorno de seus antigos personagens. Ter John e Amanda juntos mais uma vez dá um gosto nostálgico que anima qualquer fã da franquia. Embora existe alguns problemas relacionados ao desenvolvimento dos personagens, não existe nada tão grave ao ponto de quebrar a narrativa introdutiva a eles se relacionada com os antigos filmes. Acredito que poderia ter existido uma abordagem melhor para personagens tão emblemáticos, mas, mesmo que não tenha sido de forma majestosa, eles estão lá e estão sendo da forma que sempre foram.

Por fim, preciso admitir que fui sem expectativa nenhuma pois carrego grandes mágoas e decepções dessa franquia, mas sai relativamente satisfeito da sessão. Com certeza não é um ótimo filme e não chega perto do ponto inicial da franquia, mas mesmo assim, consegue trazer uma luz no fim do túnel para essa saga que parecia está morta e existindo apenas em beneficio do lucro.

REVIEW
Jogos Mortais X
Artigo anteriorConfira os K-Dramas indicados ao Emmy Internacional 2023
Próximo artigo8° Mostra de Cinema Chinês de SP acontece em outubro
Fernando Oliveira
Jornalista em ascensão, cinéfilo e perito em filmes ruins de qualidade duvidosa.
jogos-mortais-x-reviewCom direção de Kevin Greutert, “Jogos Mortais X” se destaca como um dos mais perturbadores da franquia e explora o jogo de uma forma mais pessoal para Jigsaw. Ambientado entre os eventos do primeiro e segundo longa, John Kramer - doente e desesperado - viaja para o México em busca de um procedimento experimental e uma cura milagrosa para seu câncer – apenas para descobrir que toda a operação é na verdade um golpe para fraudar os mais vulneráveis. Armado com um novo propósito, o infame serial killer retorna ao seu trabalho e vira o jogo com seu jeito visceral característico e usa de armadilhas tortuosas, dementes e engenhosas.