Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    Jinx | Primeiro Gole

    BJ Alex é um dos meus webtoons boys love favorito. Desde as escolhas de design, até a construção das personagens, eu tenho só coisas boas a falar dele. Quando divulgaram Jinx, a nova obra do mesmo autor e que também um BL, eu não pude ficar mais feliz. Afinal, não é possível que depois de um acerto tão grande viesse um erro, certo?

    Esportes e relacionamentos

    Kim Dan é um massoterapeuta que está atado com diversos tipos de empréstimos de agiotas por causa dos constantes gastos com a saúde de sua avó. Então, sem qualquer pessoa no mundo, o jovem passa seus dias fazendo vários tipos de trabalho, mas a vida não tem sido fácil.

    Uma noite ele é chamado para tratar o lutador de MMA Joo Jaekyung, mas quando ele chega no apartamento do atleta há outra oferta no prato. Jaekyung possui uma superstição, e sempre antes de uma luta ele tem que ter uma noite incrível de sexo com alguém, seja ele quem for.

    Então, visando sua luta, ele oferece um bom valor para que Kim Dan seja seu parceiro da noite. Assim, os dois começam uma prática comum a fim de garantir que Jaekyung continue sendo o campeão, e que Kim Dan pague suas dívidas.

    Ame um, odeie o outro

    Na minha crítica a BJ Alex, falei como – na época que a obra saiu – ainda havia vários conceitos em BL que estão caindo com o tempo. O principal sendo quanto a consentimento, parece que é básico que todo primeiro encontro entre protagonistas seja horrível.

    Jinx, por ser uma obra mais nova (do final de 2022) começa a trazer certas mudanças nesse sentido. Ainda assim, Mingwa (o autor) segue fazendo protagonistas com personalidades terríveis e que fazem com que passemos mais raiva do que qualquer outra coisa.

    A trama é muito interessante, a mistura de esportes com drama funciona bem demais, e a arte é lindíssima, mostrando a evolução natural do autor. Entretanto, a personalidade dos protagonistas é sofrível… até demais.

    Kim Dan é um pudinzinho, um doce, mas Joo Jaekyung é péssimo, tenebroso, terrível. A relação dos dois é tóxica da cabeça aos pés, e mesmo nos poucos períodos “fofos” nós leitores ainda ficamos com a pulga atrás da orelha. Afinal, sem sombra de dúvida, é só uma brisa fresca antes da tempestade.

    Consenso dos leitores

    Se você tiver coragem de pesquisar no twitter, ou ainda ler comentários em fóruns, vai ver que é uma manifestação global de que todos odeiam o Joo Jaekyung. Mesmo que estejamos esperando o momento de volta, em que ele vai se arrepender de tudo que fez e tentar acertar as coisas, eu não sei até que ponto dá pra aguentar.

    Com 49 capítulos até agora, a série que libera novos episódios 3 vezes ao mês não parece ter chegado ao seu ponto principal ainda. Nesse momento, não sabemos muito para onde está indo, já que não há grandes tramas além do dia a dia de lutas do protagonista, e da situação com a avó do Kim Dan.

    Dito isso, também não há sombra nenhuma de arrependimento em Jaekyung, e cada novo episódio é apenas mais uma série de eventos que faz com que odiemos o lutador e fiquemos na beira da cadeira ansiosos pela continuação.

     Então, por que não paramos de ler?

    Sucesso mesmo com ressalvas

    Assim como BJ Alex, Mingwa sabe conduzir a história como ninguém. Não importa o quão odioso seja, é absolutamente viciante, e nos vemos colados a cada nova estreia de capítulo.

    Jinx é incrível, mas eu não sei até que ponto toda essa construção negativa de um dos protagonistas vai impedir com que eu me compadeça da resolução dos dois mais para a frente… é mais um daqueles momentos esperar para ver.

    Sem previsão para ter tradução no Brasil, o webtoon pode ser lido em inglês na plataforma Lezhin. Eu não achei nada ainda sobre a adaptação para volumes em manhwa, o que me deixa muito surpresa, tamanho é o sucesso da obra aqui e lá fora.

    CONFIRA AGORA

    Doka
    Doka
    Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias