O Jardim Iwa, parque de 80 mil m² que celebra a cultura japonesa em Salto, interior de São Paulo, acaba de inaugurar um Columbário com capacidade para até 5 mil nichos de urnas cinerárias. O espaço, inspirado na arquitetura dos castelos japoneses, foi concebido como um local de reverência, serenidade e reconexão com a memória dos antepassados.
Segundo Harumi Shimokawa, fundadora do Jardim Iwa – Columbário e Parque, a proposta é oferecer muito mais do que um memorial.
Nosso objetivo é que seja um espaço de serenidade, reverência e reconexão, onde os ciclos da vida são honrados pelas lembranças e pelos cuidados que permanecem.
Com seis andares, o Columbário combina imponência e acolhimento. Sua arquitetura reflete elementos da tradição japonesa, mas foi projetada também para garantir acessibilidade, conforto e tranquilidade aos visitantes. O ambiente busca integrar espiritualidade e contemplação, permitindo que as famílias se reconectem em um cenário de paz.
Natureza, cultura e história

O Jardim Iwa – Columbário e Parque conta ainda com extensas áreas verdes formadas por matas reflorestadas com 14 mil mudas de espécies nativas, gramados e plantas ornamentais. O projeto não apenas valoriza a biodiversidade brasileira, mas também serve de refúgio para a fauna local.
Quatro edifícios se distribuem pela área do parque, conectados por trilhas e ruas pavimentadas que convidam ao passeio e à contemplação. Para Harumi Shimokawa, a proposta une memória e vida:
Projetamos o Jardim Iwa para ser um espaço para honrar e recordar nossos antepassados, mas também para agraciar a vida em toda sua naturalidade e diversidade.
Localizado na Estância Turística de Salto, o parque reflete as características naturais da região, marcada por formações rochosas.
O nome Iwa significa “rocha” ou “pedra” em japonês. No xintoísmo, esses elementos representam não apenas estabilidade e solidez, mas também a morada de espíritos divinos, reforçando a conexão entre natureza, espiritualidade e memória.


