Indiana Jones e a Relíquia do Destino é o novo filme da franquia do arqueólogo mais famoso do cinema. Dirigido por James Mangold e protagonizado por Harrison Ford, o filme é uma bela homenagem ao personagem, mas não é bom o suficiente para ser memorável.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
O filme é fiel as características originais da franquia: a ambientação, caça ao tesouro, sequências de ação com um toque de comédia e, claro, o carisma carrancudo de Harrison Ford estão presentes. Isso é um prato cheio para os fãs das antigas e fecha algumas pontas soltas.
Novamente o mundo corre risco: uma relíquia perdida pode abrir túneis no tempo-espaço e um cientista obcecado parte em busca dela. Questões pessoais, como problemas no casamento, e a fagulha pela aventura que ainda brilha, fazem com que Indy abandone a aposentadoria para uma última aventura.
É impossível deixar de lado a afilhada Helena Shaw, interpretada pela excelente Phoebe Waller-Bride, que faz contraponto interessante entre o velho e a nova aventureira.
Apelo nostálgico
Como qualquer clássico do cinema, Indiana Jones tem um espaço caloroso nos corações dos fãs. Por isso, o filme relembra constantemente do que fez a obra grandiosa, como a trilha sonora do monumental John Williams.
Além disso, a jaqueta de couro, chapéu e chicote, símbolos de Indiana Jones, têm grande foco durante o filme. Há uma certa melancolia e uma mensagem de adeus com tantos closes nesses itens, como se o filme gritasse: esse é o último Indiana Jones com Harrison Ford!
Entretanto, a indústria cinematográfica usa e abusa da nostalgia engarrafada e diminui o filme a uma sequência após outra que recorda o passado. O filme poderia ser uma última grande aventura de Indy que emocionaria novos e antigos apreciadores, mas a sensação é que isso é deixado de lado para cumprir necessidades nostálgicas.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino, uma homenagem
Mesmo com os problemas que a nostalgia como elemento narrativo carrega, é preciso dizer: o filme acerta na homenagem a Harrison Ford. O ator, importante para a história do cinema, fez parte de filmes como Star Wars e Blade Runner e merece o reconhecimento que James Mangold e toda a produção do filme dá.
Veredito
A Relíquia do Destino é um filme que dá sentimentos misturados. É incrível ver Harrison Ford no papel do personagem outra vez, mas é cansativo assistir a mais um filme que se escora na nostalgia.
Entretanto, os fãs da série terão algumas respostas e, quem sabe uma pontinha de esperança para o futuro. Vale dizer que a Disney tem um quiz divertido para você testar seus conhecimentos sobre a franquia antes de ver o filme.