Eu confesso que, depois de alguns anos lendo diversos tipos de mangás, eu acho que já vi de tudo. Mas é sempre nessas situações que somos apresentados a alguma premissa nova que, surpreendentemente, acaba funcionando. Portanto, é nessa perspectiva que vou falar sobre Iberico Pork.
Irie, ou Ibérico, é o líder de uma gangue. Porém, não é o tipo de gangue que você imagina. Ele e seus colegas passam o tempo recolhendo o lixo das ruas e fazendo reciclagem — sim, isso mesmo que você leu. Então, após um desentendimento com o valentão Tsubaki, Irie resolve convidá-lo para jantar a fim de se desculpar pelo mal-entendido. A partir disso surge um tipo de relação que mistura descoberta, amizade, gangues e romance.
Se ainda não ficou evidente, Iberico Pork é um mangá do gênero BL (boys love) que tem como protagonistas Irie e Tsubaki. De qualquer forma, os últimos capítulos são destinados para falar de outros membros da gangue. É uma obra do tipo one-shot (volume único) com cinco capítulos, além de um pequeno extra.
Romance Valentão e Conscientizado
Se eu fosse fazer uma comparação entre obras, Iberico Pork lembra muito um Romeu e Julieta moderno – sério. Afinal, apesar de não citado na premissa original, tanto Irie como Tsubaki são filhos de grupos rivais, o que faz com que eles tenham que se afastar e não possam viver seu “romance proibido”. Porém, todo esse plot de mafiosos é só uma desculpa para temperar uma história doce e bem fofa sobre o descobrimento da sexualidade e o romance na adolescência.
Além disso, um grande problema com obras BL, em geral, é que elas normatizam o abuso como “primeiro contato”. Eu sou uma grande crítica desse tipo de obra, mesmo sabendo que isso é tão comum que não tem como fechar os olhos em certas partes. Portanto, fico feliz em dizer que Iberico Pork NÃO é uma dessas obras.
Apesar de um dos capítulos falar sobre assédio e abuso, os protagonistas (e posteriormente outras personagens) vivem uma relação saudável de consentimento e atração mútua. Eles tentam compreender os próprios desejos enquanto exploram sua relação uns com os outros.
Com isso, acho que temos que exaltar obras que tragam uma visão tão positiva sobre a sexualidade, ainda mais quando ela é continuamente rechaçada e colocada em caixinhas e tabus que prejudicam a comunidade que consome esse conteúdo. Sendo assim, eu só tenho elogios a Iberico Pork & Love & Camelia que faz uma excelente abordagem da temática, com humor, drama e um romance hot ao mesmo tempo que bem real.
Considerações Finais
Essa é uma obra bem leve, divertida, rápida e que eu li mais de uma vez porque realmente me diverti bastante com a história de Irie e Tsubaki, tanto que eu torço que haja alguma continuação ou capítulos extras.
A nossa parceira TokyoPop licencia em inglês Iberico Pork & Love & Camelia, tanto na versão física quanto digital.
