E ai seus cabeça de teia? Após uma longa espera de 4 e longos anos, finalmente o grandíssimo e querido Miles Morales retorna as grandes telas de cinema em mais uma nova aventura dentro do gigantesco Aranhaverso e seu enorme mar de possibilidades. Mas será que dá conta de superar ou ao menos alcançar tudo aquilo que o primeiro longa proporcionou ao publico e a indústria cinematográfica? Me acompanha aqui que eu te conto.
Para quem já assistiu ao primeiro longa do queridão Miles Morales, sabe como é difícil reproduzir novamente tudo que foi criado naquele filme. Homem Aranha no Aranhaverso revolucionou todo o mercado de animações e voltou a empolgar os fãs desse tipo de filme, que já não se via um grande estrondo desse mercado a muitos anos, logo, não preciso dizer como era difícil imaginar se o novo longa seria mesmo capaz de superar ou ao menos ser bom na mesma medida, e olha, te contar que fiquei impressionado com o resultado.
No enredo, acompanhamos Miles Morales (Shameik Moore) em uma grande e épica aventura para proteger todo o multiverso mais uma vez. Formando um time com Gwen Stacy (Hailee Steinfeld) e outros aranhas alternativos, Miles se encontra em um impasse dentro de seus próprios ideais enquanto precisa lutar contra uma nova ameaça ainda mais forte. Com essa premissa relativamente simples, se inicia Através do Aranhaverso que desde seu primeiro segundo, já mostra muita personalidade.
Eu era uma das pessoas que sempre esteve esperançoso por esse longa e confiava muito em seu potencial, mas preciso dizer que até para mim que sempre estive confiante, foi muito difícil acreditar que essa nova narrativa estava acertando tanto. Em quesito de construção de enredo, o roteiro amadurece muito mais a ideia do que é ser um herói para o Miles e para os outros personagens, e ao decorrer vai deixando sua historia cada vez mais densa e bem trabalhada, o que pode causar até um choque naqueles que vão assistir sem muita premissa e logo mais estarão presos com os olhos na tela sem querer perder um único segundo de filme (pois já deixando bem claro, cada frame aqui é especial. E se você já viu o antecessor, sabe bem do que tô falando).
Dito isso, já que falamos de frames né, não dá pra deixar de lado o que muitos buscam aqui. A evolução gráfica é extremamente satisfatória e faz o longa antecessor parecer apenas um teste, e isso é surreal. É incrível como temos mais de 100 novos aranhas no longa e todos eles tem suas especialidades e diferenças, você claramente consegue sentir todo o carinho e dedicação da equipe de criação em cima disso, o que acaba tornando a experiência ainda mais gostosa de acompanhar. E deixo aqui para uma GRANDE menção honrosa a uma sequência de ação muito especifica, é sem duvidas uma das coisas mais lindas que já vi em um telão e reflete muito todo o talento que a equipe de produção tem.
E como já dito acima, aqui ainda existe uma adição absurda de novos aranhas e de vários universos totalmente diferentes e variados. Chega a ser engraçado como em um momento ter uma versão extremamente fofa de um gato aranha e em seguida ter um gigante T-rex aranha aparecendo, é sem duvidas a maior cartada que o filme tem a oferecer e que vai te tirar grandes risos (e talvez até algumas lagrimas, fica esperto e não perde nenhum detalhe).
E aproveitando o encargo, deixo aqui uma grande menção ao novo e querido aranha, o Miguel O’hara (Oscar Isaac), o aranha da terra 928 é a grande e melhor aquisição do elenco fortíssimo do longa, sendo um suposto antagonista que convence e estremece em todo seu tempo de tela.
Por fim, eu realmente preciso dizer se vale a pena? Homem Aranha: Através do Aranhaverso já é para mim o melhor filme entre todos os longas do nosso cabeça de teia. Sendo bem consistente a todo momento e revolucionando em cima daquilo que eles mesmo criaram, o longa consegue te impressionar em tudo que se propõe, seja com o enredo que vai se tornando mais denso a cada segundo ou com as centenas de animações diferentes que estão constantemente em sua tela, simplesmente não existe tempo nem para respirar em paz sem ficar impactado com algo em tela.
Só reforçando aqui, cuidado com os spoilers! Seja sobre as surpresas do filme ou sobre a construção da historia, é de extrema importância que o filme seja assistido sem nenhuma ideia do que está por vim. Posso te garantir que você não vai se arrepender e vai me agradecer no fim de tudo por ter te avisado.
Deixo aqui também o agradecimento ao Cinemark e a Sony Pictures pelo convite para o Spoiler Night. Estivemos lá conferindo o filme em sua estreia mundial e foi uma grande honra poder estar presente nesse momento.