Bem-vindos ao Vintage et Underrated, a coluna que une o antigo que não sai de moda e o underground que todo mundo adora, ou deveria. Pra hoje, GUNDAM PARA MENINAS. Essa versão é claramente Backstreet Boys da consagrada saga de space opera com mechas envolvidos.

Sobre Gundam Wing

A obra surgiu em 1995 pela Sunrise sob direção de Masashi Ikeda (Samurai Warriors e Inuyasha). Assim, essa é sem dúvida a adaptação mais “feminina” (?) das séries antigas de Gundam que nasceram em comemoração ao 25º aniversário da saga.

De onde o povo tirou a ideia desse enredo é um mistério realmente sem solução. Não que o anime não siga algumas fórmula clássicas e já consagradas de seus predecessores, mas definitivamente é bem difícil definir o público alvo que a série queria atingir.

Pra bem ou pra mal, a mulherada ocidental se amarrou (a autora que aqui vos fala inclusa, claro). Portanto, o anime acabou vindo pro Brasil e foi o primeiro anime de Gundam que chegou com áudio em português na falecida Toonami via Cartoon Network.

Soma isso à explosão de fanfics yaoi e ao tanto de material promocional que surgiram. Por exemplo, a imagem abaixo. A gente até entende quando falam que Gundam trouxe a tendência do garoto bonito e problemático pro imaginário feminino.

NEETaku Rants: Pretty Boys With Problems, Or The Trend Gundam Wing Started That No One Noticed – Just… My 2 Cents
(ISSO AQUI É MATERIAL PROMOCIONAL OFICIAL, TÁ?)

A parte mais doida da história inteira é o fato de que cada garoto realmente tinha um tipo de personalidade bem fetichizada. Ou seja, Ia era o bad boy sombrio e o sad boy misterioso até o garoto popular palhaço da 5ª série C.

O design dos personagens também lembra MUITO design de personagens masculinos de shoujo. Quase todo homem dessa serie, seja vilão ou mocinho, é exageradamente bonito e segue padrões de gosto bem populares.

Mesmo o personagem Char da história (toda série e spin off de Gundam tem um, por padrão) era menos empenhado em vingança e mais focado divar em todas as cenas, tal qual seu chefe. O homem é o próprio Thranduil num robô gigante.

Esquema de pirâmide e curiosidades

Gundam Wing faz jus a série oficial nesse quesito, é um verdadeiro esquema de pirâmide. Afinal, para você entender a história 100% completa você vai ter que consumir tudo, igual a original. Anime, mangá, light novel, nota de rodapé do autor…

Não tem conversa, se assistir só o anime, tem coisa que vai ficar faltando (tipo o motivo do Trowa e do Wufei terem passado pro lado dos vilões em Endless Waltz, ou a história da menina e do cachorro que tanto assombra o Heero).

Além disso, a própria história dos rapazes só aparece no mangá. No anime, Quatre já surge como chefe dos Maganac Corps. O que ninguém contou é que eles eram terroristas e o guri virou líder deles num enredo meio El Cid, só que com sequestro e pedido de resgate. Wufei, no auge de seus 14 anos, já era viúvo. Ou seja, vários pequenos detalhes que explicam bem a personalidade dos meninos acabam ficando escondidos no tanto de material extra.

No mangá ainda há vários pontos interessantes do cenário que são realmente questionáveis. Por exemplo, clonagem, fertilização in vitro (aparentemente as pessoas não conseguem ter filhos no espaço se não for dessa forma), a própria questão do motivo da colonização espacial (adivinha? Esgotamos os recursos da Terra…) e mais um monte de outras questões de âmbito político e social principalmente.

Curiosidades

Ok, agora a curiosidade besta. O design de personagens é realmente muito bom, porém não muito criativo com nomes. Quase todos os soldados tem um número no nome.

Os meninos são mais simples: Com exceção do Heero, os demais rapazes tem nomes de acordo com a ordem que importância na obra. Assim, os 3 primeiros são números vindos do francês (com corruptelas japonesas, como Trowa que veio de trois, três) a coisa começa a complicar a partir do Wufei (Wu é cinco em chinês) e por ai vai…

Outra curiosidade é a existência um spin off de 2010 (Gundam Wing: Frozen Teardrop). Ele se passa no futuro, com todos os pilotos mais velhos e praticamente todo mundo com filho (ou clone)… menos a Relena e o Heero que foram congelados criogenicamente. O enredo é uma viagem de ácido muito louca contada pela filha da Sally Po.

Pontos positivos

  • O enredo é bem legal e te prende o anime todo;
  • A evolução dos personagens é bem trabalhada;
  • O design dos Gundans é brincando os mais bonitos da época segundo a revista Eu Mesma.

Pontos negativos

  • Esquema de pirâmide, tem que consumir tudo pra saber todos os pormenores da história;
  • Tem um romance muito mal explicado entre os protagonistas;
  • Gundam Wing: Frozen Teardrop existe… Acredite, isso é um ponto negativo.
Gundam Wing
Imagem Divulgação

Sinopse: O mundo é divido entre o Governo da Terra e os governos das Colônias espaciais que vivem em conflito político. Um grupo de cientistas revolucionários constrói cinco armas robóticas chamadas Gundans, e decide enviá-las para a Terra para lutar por sua independência, pilotadas por cinco jovens misteriosos.