Estamos na reta final de 2024, mas ainda dá tempo de curtir mais um show de k-pop antes do ano acabar, dessa vez foi o girl group Billlie, que passou por São Paulo durante sua turnê ‘Our FLOWERLD (Bellie’ve You)’, no último dia 03 de dezembro.
Quem é Billlie?
Billlie é um girl group formado pela Mystic Story e que debutou em novembro de 2021, originalmente com seis membros, Moon Sua, Suhyeon, Haram, Tsuki, Siyoon and Haruna, mais tarde Sheon entraria no grupo, oficializando a formação com sete membros.
Desde seu debut o grupo abraçou não somente o gênero k-pop, mas também lançando músicas estilo R&B que se tornaram minhas favoritas, mesmo que as garotas arrasem em sons mais agitados e energéticos, é nas baladas mais suaves e românticas que eu – particularmente – vejo elas brilharem, e essa mistura dos gêneros foi algo que elas apresentaram de maneira consistente nos últimos anos.
Apesar de ser um grupo recente, Billlie já passou por alguns períodos mais difíceis, quando algumas dos membros tiveram que se ausentar, entretanto, atualmente as sete estão em atividade, inclusive vindo todas para a apresentação no Brasil.
Turnê Mundial
‘Our FLOWERLD (Bellie’ve You) é a primeira turnê mundial do grupo, e teve início em julho, tendo como local inicial Europa, em seguida passando para a América, Ásia, Oceania e sendo programada para terminar no Japão em fevereiro de 2025.
A turnê teve primeira passagem pela Alemanha, onde rolaram três shows, mas elas também visitaram outros mais seis países da Europa, entre eles Portugal e Reino Unido. Já na América do Norte, as meninas passaram por Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, isso antes de finalmente seguirem para América do Sul, onde elas fizeram shows na Colômbia, Peru, Chile e finalmente Brasil, o último país da América do Sul antes deles voltarem para mais shows nos Estados Unidos.
Primeiras impressões
O show do Billlie rolou no dia três de dezembro no Studio Stage, em São Paulo, e foi marcado por alguns problemas técnicos no começo, que causaram um atraso significativo na entrada das pessoas, e por consequência no início da apresentação.
A setlist que seguia a mesma linha que foi adotada nos outros show da América do Sul, começou com RING X RING e flipp!ng a coin, uma em seguida da outra, levando a plateia a loucura, que mesmo depois do atraso, ainda estava cheio de energia e ansioso pela apresentação do grupo.
Em uma breve pausa após as duas primeiras músicas, as meninas se apresentaram e contaram das suas expectativas para o show, inclusive como elas queriam conhecer o Brasil desde que haviam assistido o filme de animação Rio.
Em seguida foi a vez da apresentação das músicas EUNOIA e Enchanted night ~ white night. O local estava bem quente, era uma noite mega abafada em São Paulo, e eu fiquei muito surpresa como elas estavam mantendo a energia com coreografias tão poderosas tendo em vista o clima, as meninas não deixaram em momento nenhum o pique cair, e mantiveram os passos super limpos, o que para uma (ex) bailarina, é sempre um deleite.
Houve mais uma pausa para troca de figurino e conversa, momento que os membros do grupo aproveitaram para interagir mais com a plateia, com batalhas de onda e de gritos de cada um dos lados da casa de shows.
As próximas músicas foram Trampoline, que é um dos últimos lançamentos das meninas (e marca a volta de Moon Sua e Suhyeon ), Lion Heart e Back to the Basics.
Covers, vídeos e acústico
As meninas deram uma pausa para recuperarem suas respirações e conversarem mais com a plateia, em seguida se dividindo em dois grupos. O primeiro, formado por Moon Sua, Tsuki, Sheon, Siyoon e Haruna que dançaram as músicas Walk, do grupo NCT127, e Tomboy, do grupo (G)I-DLE; já o segundo grupo, formado por Suhyeon e Haram, cantaram a música Love de Keyshia Cole.
Com os covers finalizados, as meninas se retiraram por um curto período em que pudemos ver alguns vídeos dos ensaios para a turnê e conhecer mais um pouco do processo para a preparação dos shows.
De volta ao palco, elas cantaram a minha música favorita do grupo, Remembrance Candy, um dos últimos lançamentos de 2024, que foi escrita pela solista (e lenda) IU. O grupo ainda apresentou as músicas Bluerose e Mcguffins ~ who’s the Joker?, antes de terem mais uma conversa com a plateia, onde falaram sobre o quão emocionadas estavam, nessa mesma conversa elas ainda fizeram um pequeno acústico de Patbingsu, do Yoon Jong Shin, que é nada menos do que o CEO da Mystic Story.
Encerramento
Já indo para a parte final do show, ainda tivemos a apresentação das músicas Dang! Hocus Pocus, BYOB, RING Ma Bell, e GingaMingaYo, essa última que viralizou devido as expressões das meninas enquanto dançavam (a coreografia também é fenomenal).
O grupo saiu do palco para a troca final enquanto rolava mais um vídeo sobre a turnê, então elas voltaram para o encore que foi de Snowy night, Domino e Various and Precious, encerrando de fato o show.
As meninas se despediram de todos dizendo mais uma vez o quão felizes estavam ali, e o quanto elas gostariam de voltar, encerrando com a clássica foto junto a plateia.
Considerações Finais
Eu sempre falo que não tenho muita experiencia quando o assunto é girl groups, já que eu acompanho poucos, e a maioria deles é da segunda geração. Ainda assim, esse ano eu tive a oportunidade de ver alguns, e acho que Billlie é o meu favorito de todos os que pude assistir em 2024. Não sei se é uma questão do estilo musical delas conversar mais comigo, mas eu acredito que elas conseguem fazer algo diferente do usual e do que estamos acostumados a ouvir; e isso não quer dizer que o “k-pop comum” seja ruim, longe disso, mas é que a batida pop da maior parte das músicas acaba se tornando repetitiva, e é por isso que quando um grupo oferece algo diferente, eu acabo gostando mais.
Apesar de eu não ter visto nenhum show ruim esse ano, eu ainda acho que o show de Billlie conseguiu ser meu favorito (mesmo com todos os problemas técnicos iniciais) justamente por ir além do comum, e – é claro – por todo o talento e energia que as garotas colocaram nessa apresentação. Eu sempre falo que os idols são muito dedicados, mas eu gostei demais da apresentação das meninas, e acho que elas conseguiram superar todas as minhas expectativas.