Jaqueline
    Jaqueline
    Um pouco avoada, a doida das teorias da conspiração e leitora compulsiva do Nome do Vento. Adoro escrever sobre aleatoriedades, observar a natureza e ser engraçadinha em momentos impróprios, afinal esse é meu jeito ninja de ser.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    Gash Bell!! – Mangá | Primeiro Gole

    O que você faria se uma criança surgisse na sua janela sendo carregada por uma águia gigante e sem uma peça de roupa no corpo? Bom, quem tem um pouquinho mais de idade vai lembrar dele, da criança Mamodo e seu companheiro humano. Assim, neste Primeiro Gole vamos desbloquear uma memória de infância com o mangá Gash Bell!!’.

    O autor da obra é Makoto Raiku, que a publicou em 2001 com o nome original de ‘Konjiki no Gash!! (ou ‘Zatch Bell!’, em inglês). Em seguida, o mangá ganhou adaptação para anime em 2003, que acabou com 150 episódios em 2006. No Brasil, o anime foi ao ar no Cartoon Network e na Globo. Ou seja, com certeza participou da infância de muita gente por aqui. 

    Finalmente, quem trouxe o mangá em português para os fãs brasileiros foi a Editora MPEG que chegou há pouco tempo, mas que não deixa nada a desejar.

    Gash Bell!! primeiro gole
    Divulgação: MPEG | Foto: Suco de Mangá

    Sendo assim, vamos falar dessa publicação nostálgica e muito divertida.

    O mangá da MPEG

    Primeiro, como não poderia ser diferente, vou falar da publicação física em si. Essa edição tem um pouquinho mais que 380 páginas, todas impressas em papel offset (o tradicional papel branco que usamos no dia a dia). Essa é apenas uma das diferenças entre a publicação da MPEG e das outras editoras — que geralmente usam papel jornal ou semelhantes.

    Além disso, no começo e no meio do mangá tem algumas páginas coloridas, o que sempre dá uma boa valorizada para os leitores. Outra coisa que eu adoro é o verniz localizado, aqui presente na sobrecapa (que tem uma ilustração fofíssima do Gash empolgado com seu boneco Vulcan 300).

    Gash Bell!! primeiro gole
    Divulgação: MPEG | Foto: Suco de Mangá

    Ainda, na orelha da sobrecapa tem uma breve biografia do autor e um aviso que a coleção se completa com 16 mangás. Achei essa última informação genial, afinal no primeiro volume você já tem uma previsão de quantos mangás ainda estão por vir, sem precisar vasculhar a internet.

    De qualquer forma, o destaque vai para os mimos do mangá. Como de costume, a publicação veio com um marcador de páginas pequeno, mas isso foi apenas um detalhe.

    Além dele, o mangá conta com um cartão-postal estilizado, um pequeno pôster, um adesivo metalizado do Gash e um card colecionável. Eu abri o mangá e a única coisa que faltou sair dali foi o próprio Gash — o que também seria bem legal.

    Gash Bell!! primeiro gole
    Divulgação: MPEG | Foto: Suco de Mangá

    Todos os itens são impecáveis em relação a qualidade e nitidez da impressão. Particularmente, eu já fico babando apenas nos marcadores de páginas, então quando o mangá traz algo a mais — nesse caso muito mais — acho que o valor dele aumenta consideravelmente.

    Agora, vamos falar da história dessa criança elétrica e espontânea que todo mundo amaria ter por perto.

    Gash Bell!! – Uma Dose de Energia

    Primeiro, conhecemos Kiyomaro, um adolescente com uma inteligência acima da média e antissocial. Se fizermos um paralelo, ele seria como um Light Yagami de Death Note, muito inteligente, com um senso de justiça forte, mas que só começa a agir depois que uma força externa aparece na vida dele.

    Nesse caso, ao invés de ver um Death Note, pela janela de Kiyomaro entra um garoto completamente nu, comendo um peixe cru, dizendo que vai treiná-lo. Esse garoto é Gash Bell, uma criança enérgica, explosiva e sentimental que irá ajudar Kiyomaro fazer amigos e trabalhar pela justiça.

    Gash Bell!! primeiro gole
    Divulgação: MPEG | Foto: Suco de Mangá

    No entanto, Kiyomaro também recebe um livro vermelho, escrito em um idioma totalmente desconhecido. Não demora muito para ele descobrir que as palavras escritas ali são feitiços que fazem Gash soltar poderosos raios pela boca. Então, com um pouco de relutância, os dois passam a usar esses poderes para proteger os mais fracos e salvar suas próprias vidas.

    Afinal, Gash Bell não é uma criança comum. Na verdade, ele é um Mamodo, uma criança do mundo dos demônios que foi criada para disputar o trono de Rei com outras 99 crianças. Assim, ele foi enviado ao mundo dos humanos para treinar e batalhar até a morte, até sobrar um único Mamodo que se tornará Rei do mundo dos demônios.

    O que esperar de Gash Bell!!

    Apesar da história parecer um pouco pesada, com crianças pequenas batalhado até a morte etc, Gash Bell!! na verdade é muito divertida e agradável. A história tem um humor único, explorando o fato de Gash ser um garotinho solitário que se orgulha de ter um boneco feito com uma caixinha de papelão, por exemplo.

    As piadas realmente deixam a trama mais descontraída e as situações absurdas e a espontaneidade de Gash tiram sinceras gargalhadas. Além disso, algumas cenas tem peculiaridades próprias de cartoons antigos, com olhos saltando do rosto e feições caricatas.

    Gash Bell!! primeiro gole
    Divulgação: MPEG | Foto: Suco de Mangá

    Por outro lado, a história também aborda a questão humana de toda essa situação. Ou seja, mostra Gash tentando entender quem ele é entre ser uma criança humana e uma máquina de morte. Ainda, com o fato do garoto realmente se sentir sozinho e desamparado, buscando desesperadamente alguém que possa chamar de amigo.

    Por fim, a diversidade dos Mamodos, seus feitiços e companheiros humanos dão muito conteúdo a ser explorado, instigando a curiosidade pela próxima batalha. Quem serão as outras crianças; quem é o Rei do mundo dos demônios; quais outros feitiços Gash conseguirá conjurar; essas são apenas algumas das perguntas que o primeiro volume do mangá nos instiga a descobrir.

    Gash Bell!! primeiro gole
    Divulgação: MPEG | Foto: Suco de Mangá

    Últimas considerações

    Então, juntando os mimos da publicação, o humor espontâneo e a história instigante, Gash Bell!! é um mangá que vale a pena ter na prateleira. Além, é claro, da nostalgia dos tempos de TV Globinho e Cartoon Network.

    Só pra não deixar passar, eu vi apenas um deslize durante o mangá todo. Em determinado diálogo era pra estar escrito “boca”, mas acabou ficando “bolsa”, como se um corretor ortográfico tivesse confundido os dois.

    Enfim, terminei o primeiro volume doida pra ler o segundo. Gash Bell!! é uma história que fez parte da infância de muita gente e, agora que o mangá finalmente chegou no Brasil, é hora de começar a coleção. E você, tá esperando o que pra garantir o seu?

    Gash Bell!! primeiro gole
    Divulgação: MPEG | Foto: Suco de Mangá

    GARANTA JÁ O SEU!

    Jaqueline
    Jaqueline
    Um pouco avoada, a doida das teorias da conspiração e leitora compulsiva do Nome do Vento. Adoro escrever sobre aleatoriedades, observar a natureza e ser engraçadinha em momentos impróprios, afinal esse é meu jeito ninja de ser.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias