A Fundação Japão em São Paulo revelou a vencedora da edição 2025 do Concurso de Desenhos. Este ano teve como tema “Um mergulho nas obras literárias japonesas”. Além da campeã, outros trabalhos foram selecionados para compor o calendário oficial da instituição em 2026.
Com número recorde de inscrições, o concurso recebeu mais de 1,4 mil trabalhos de estudantes de diferentes estados. Entre eles, São Paulo, Amazonas, Paraná, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
A grande vencedora foi Júlia Fidelis Andrade Santos, de 15 anos, de Sorocaba (SP). Seu desenho, intitulado Hitotsume Kozoo to Choochin obake (O menino de um olho e a lanterna assombrada), conquistou o primeiro lugar pela originalidade e pela forma como retratou o imaginário das lendas japonesas.
Em entrevista à Fundação Japão, Júlia falou sobre sua admiração pela cultura japonesa e a emoção de ver seu trabalho reconhecido:
Sempre me interessei pelas histórias e criaturas do folclore do Japão. Ter meu desenho escolhido foi uma surpresa enorme e uma alegria indescritível.

Divulgação/Fundação Japão
Confira a entrevista completa.
De onde surgiu a ideia e por que escolheu “Hitotsume Kozoo to Choochin obake“? Tem alguém na família que estuda ou trabalha com algo relacionado às artes?
Júlia: Escolhi esse tema porque sempre gostei muito do folclore japonês, acho ele extremamente inspirador para desenhar. O Hitotsume Kozoo e o Choochin Obake foram escolhas naturais, já que são meus favoritos. Na minha família, ninguém estuda ou trabalha com arte. Sou a única que seguiu esse caminho.
Você já participou do Concurso de Desenhos em 2023 e ganhou o Prêmio Japan Sunset, que lhe deu a oportunidade de fazer gratuitamente um curso de desenhos de mangá. Como esse curso influenciou a sua técnica de desenhar?
Júlia: O curso da Japan Sunset foi incrível! Aprendi muito com os excelentes professores de lá. As técnicas que eles ensinaram realmente mudaram a forma como eu desenho, sinto que melhorei bastante graças a essa oportunidade.
Neste concurso de 2025, você foi a vencedora. Como você recebeu esta notícia?
Júlia: Quando soube da vitória, no começo fiquei sem reação, mas logo a ficha caiu e fiquei muito animada e feliz, foi uma sensação maravilhosa.
Como é a sua relação com a cultura japonesa? Costuma participar de eventos, cursos ou outras atividades ligadas à cultura e tradição japonesa? Há quanto tempo estuda japonês?
Júlia: Sempre que acontecem eventos na minha cidade ligados à cultura japonesa, costumo participar porque acho muito interessante. Estudo japonês há três anos, e isso tem me aproximado ainda mais dessa cultura. Com certeza, estudar japonês e ter contato com a cultura me motiva bastante a desenhar. As histórias, as tradições e até a própria língua me inspiram!
Confira os desenhos selecionados no site oficial da Fundação Japão em São Paulo.



