Um dos mangás mais icônicos, famosos e queridos dos últimos tempos recentemente completou 20 anos de idade. Para comemorar, a autora Hiromu Arakawa produziu o databook Fullmetal Alchemist – Edição Especial de Aniversário de 20 Anos. Aqui no Brasil, a Editora JBC trouxe essa obra especial para os fãs e nos enviou um exemplar para firmar a parceria com o Suco de Mangá.
Então, vamos conhecer mais da história da mangaká e dos irmãos de aço.
Sobre a publicação
Originalmente, essa edição de aniversário foi publicada no Japão em 2021, marcando os 20 anos do lançamento do primeiro capítulo de Fullmetal Alchemist, em 2001. Inclusive, a ilustração da capa remete ao primeiro desenho que Arakawa fez para divulgar o mangá, bem numa pegada nostalgia mesmo.
A capa tem detalhes em dourado brilhante, sendo que a moldura principal “interage” com a ilustração, como se a alquimia de Ed a “rachasse”.
O databook tem 242 páginas intercaladas entre pequenas histórias e comentários da autora, depoimentos de atores, dubladores e diretores. O miolo foi impresso em papel offset branco, com algumas páginas coloridas no começo e, claro, vem com um marcador de página de brinde com um desenho fofíssimo dos irmãos Elric.
Fullmetal Alchemist – Edição Especial de Aniversário de 20 Anos
Agora, falando do conteúdo em si, o livro é riquíssimo em informações. Ele começa com uma linha do tempo super detalhada de todas as publicações, jogos, filmes, eventos e acontecimentos importantes de Fullmetal.
Então, ao longo da publicação lemos inúmeras histórias que saíram em edições limitadas ou eventos comemorativos que não se encontra em nenhum outro lugar. Para apresentar cada uma delas, há um pequeno texto explicando o contexto da publicação e onde estava disponível.
Entre alguns exemplos, vemos Edward e Alphonse encontrando um alquimista que teoricamente conseguiu fazer uma transmutação humana de uma garotinha. Também, temos a história verdadeira da mestra Izumi e como ela conseguiu sobreviver um mês na Cordilheira de Briggs, onde rege a lei do mais forte.
Além disso, vemos a complexidade e a melancolia dos sentimentos de Alphonse, uma passagem divertida da “vida comum” do Verdade, e um pouco mais da vida dos membros do exército que os fãs adoram.
Extras super especiais
Em relação aos jogos, a Edição Especial de Aniversário de 20 Anos traz os prólogos dos jogos de Fullmetal Alchemist. Desde o primeiro, O Anjo que não Podia Voar até a Garota do Crepúsculo, o databook traz o design de alguns personagens principais dos games.
Há também comentários dos atores de vozes originais dos animes, jogos e filmes, que deram vida ao Edward, Alphonse, Winry, Coronel Mustang e alguns Homúnculos. Assim como dezenas de comentários de Arakawa sobre o processo de criação dos conteúdos.
Por fim, a publicação encerra com uma novel do Segundo Tenente Havoc, após o acidente que antecipou sua aposentadoria do exército.
Volume 0 de Fullmetal Alchemist
Além disso tudo, uma das histórias que eu mais gostei de ver foi do livreto Fullmetal Alchemist – Volume 0, disponibilizado apenas para aqueles que assistiram o live-action nos cinemas japoneses.
Nele, vemos o momento que Edward passou na prova para Alquimista Federal e sua primeira interação com alguns dos militares mais icônicos da obra.
Também, como Arakawa sempre gosta de colocar um pouquinho de trauma e uma pitadinha de drama, ela nos lembrou dele. O homem que habita os pesadelos de qualquer fã de Fullmetal e autor de uma das cenas mais tristes e lembradas dessa história.
Vemos uma passagem de Shou Tucker quando ele foi recusado novamente na prova para Alquimista Federal e encontra sua esposa, sua filha e seu cachorro… Pois é… Jamais superaremos.
Conclusão
Honestamente, Fullmetal Alchemist – Edição Especial de Aniversário de 20 Anos é uma peça de ouro na coleção de qualquer fã. Uma publicação super especial que traz em um só lugar toda a cronologia, conteúdos exclusivos, segredos da autora e depoimentos inéditos.
Talvez meu único ponto negativo é que a letra da linha do tempo inicial é pequenina de mais e o vermelho no preto ficou um pouquinho difícil de ler. Mas assim, é achar algum “defeito” numa publicação maravilhosa.
Pra quantidade de conteúdo, qualidade da publicação e valor histórico, acho que o preço pra adquirir é quase simbólico.
Então, você é fã de Fullmetal Alchemist e quer saber mais da obra com conteúdos exclusivos? Corre garantir a sua Edição Especial de Aniversário de 20 Anos, pois não vai se arrepender!