FLOW já é um nome conhecido entre os fãs de música japonesa e, principalmente, entre os amantes de anime. Formado por Kohshi (vocal), Keigo (vocal), Take (guitarra), Got’s (baixo) e Iwasaki (bateria), o grupo lançou diversas músicas que marcaram gerações. Quer conhecer mais sobre uma das bandas mais importantes no mundo das anisongs? Vem, que o Suco te apresenta!
Como nasceu o FLOW
Pelo menos uma vez na vida, todos nós já tivemos o desejo de sermos como nossos ídolos. A diferença é que, para o jovem Kohshi Asakawa de 30 anos atrás, essa vontade não ficaria apenas no mundo das ideias. Foi assim que, em 1993, a história de FLOW começou a ser escrita.
Inspirado pela famosa banda X Japan, Kohshi decidiu que gostaria de ser um grande guitarrista. Por isso, juntou suas economias, comprou uma guitarra e, ao lado de Take, seu irmão mais novo, levou sua admiração pelo guitarrista Hide, parte da X Japan, para um outro nível.
Juntos, eles faziam cover de Hide e PATA, membros da X Japan e, naquele mesmo ano, convidaram um vizinho que também era fã da banda. Em busca do estrelato, passaram a fazer apresentações em uma pequena casa de shows no Japão. Já com o nome de WYBURN, o trio conquistou um público fiel, disposto a quebrar objetos e fazer algazarra quando as apresentações chegavam ao fim. Por esse motivo, WYBURN foi proibido de continuar a tocar no local, precisando apelar para shows nas ruas da cidade.
Ao longo dos anos, a banda foi aprimorando suas habilidades e buscando um novo caminho para seu som. A decisão de deixar de ser um grupo cover para começar a focar nas músicas originais veio com o hiato da X Japan, além da morte de Hide, principal inspiração de Kohshi.
Com a mudança de identidade, veio também a alteração no nome da banda. E então, já em 1998, a WYBURN passou a ser Pinking. Porém, no mesmo ano, o nome do grupo sofreu uma nova mudança, pensando na forte influência do hip-hop nas novas composições de Kohshi. Foi assim que, pensando na ideia de movimento, a banda adotou o nome de FLOW.
Ainda em 1998, Keigo Hayashi tornou-se vocalista convidado do grupo e, um ano depois, foi escolhido como membro fixo da Pinking. Além disso, ainda em 1999, o quarteto faz uma nova adição em sua equipe, convidando Got’s para ser o baixista. Foi somente em 2000, com a entrada de Iwasaki, que a banda ficou completa.
A união faz a força
Se você parar para analisar a trajetória de FLOW, vai perceber que as coisas só deram certo porque todo mundo trabalhou junto em busca de um bem maior. A primeira demo-tape, por exemplo, foi um grande sucesso por conta do empenho de um amigo que ajudou no marketing. Integrantes como Got’s e Iwasaki, só cruzaram o caminho de FLOW através da iniciativa dos membros em procurar novos lugares para tocar e expandir seu público. Desde o início, a banda lutou com unhas e dentes para dar certo – e deu!
No ano de 2000, FLOW começou a vender seu primeiro tape original, que contava com 6 faixas. Desde então, a banda vivenciou uma ascensão bombástica e, atualmente, é considerada uma das bandas mais influentes da história do pop rock japonês.
De Flow #0 a Naruto
Em 2001, FLOW lançou, de forma independente, seu primeiro maxi single, intitulado Flow #0. No ano seguinte, o grupo lançou mais dois mini-álbuns, seguidos por Okuru Kotoba, primeiro single cover, em janeiro de 2003, garantindo um lugarzinho na parada indie da Oricon por SETE semanas consecutivas, além da sexta posição na parada geral de singles. Nada mal, né?
Ainda em 2003, o mundo recebeu Splash!!!, primeiro álbum completo do Flow, que conquistou, mais uma vez, lugar de destaque na parada de álbuns da Oricon. Porém, o sucesso chegou para valer em abril de 2004, com o lançamento da música GO!!!, tema da quarta abertura de Naruto.
Num piscar de olhos, GO!!! já era um hit. O resultado foi tão positivo que, pouco tempo depois, a banda divulgou Days, para Eureka Seven.
Outros sucessos de FLOW nas telinhas
Depois do estouro em Naruto, ano após ano, FLOW passou a lançar diversas parcerias de sucesso para trilhas de animes e jogos. A seguir, você confere uma lista com 5 canções que merecem destaque:
1 – Hero, em Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses
2 – Sign, em Naruto Shippuden
3 – Colors, em Code Geass
4 – Hey!!!, em Beelzebub
5 – 7 -seven- (feat. GRANRODEO), em The Seven Deadly Sins
FLOW no Brasil
O Anime Friends promete emocionar em sua vigésima edição, que acontece já nesta semana. Durante os dias 13 e 16 de julho, o evento receberá grandes nomes da música japonesa, além de diversas outras atrações super divertidas.
Ver essa foto no Instagram
Para fechar a festança com chave de ouro, FLOW é presença confirmada nos palcos do dia 16. A banda já fez uma apresentação no último domingo (9), no evento Sana, sediado no Ceará.
Não dá pra ficar de fora dessa! Clique aqui e confira os ingressos ainda disponíveis para o Anime Friends 2023. Já garantiu seu ingresso? Conta pra gente qual sucesso do FLOW você está mais ansioso para ouvir ao vivo!