É oficialmente a era dos mangás e quadrinhos digitais. Já faz anos que nós lemos títulos pela internet, entretanto, eu acredito que foi na última década que o processo realmente se “oficializou”. Agora, temos a oportunidades de ler na íntegra capítulos de maneira oficial. Assim, é um desses títulos de plataforma online que eu trago hoje, Firefly Wedding.
Salva por um assassino
Satoko é uma jovem com beleza e família, em plena era Meiji, com um único desejo: tornar-se útil à sua família através de um bom casamento. Porém, com uma saúde frágil, ela não possui grandes expectativas de vida, e seus candidatos também não são amplos. Mesmo assim, ela está decidida a ser uma boa esposa e dar algum retorno ao seu pai.
Contudo, um dia ela é sequestrada. Disposta a qualquer coisa desde que isso signifique ficar viva, ela faz uma proposta ao assassino que a vigia.
Assim, oferece sua mão em casamento, mesmo que isso seja apenas um truque para se salvar. O assassino em questão é o problemático Shinpei, um jovem que nunca teve nada além da sua espada.
Escrita e ilustrada por Oreco Tachibana, a obra começou a ser publicada digitalmente em janeiro de 2023 na plataforma MangaONE. Então, não demorou a fazer sucesso, ganhando tradução em inglês para a plataforma Comikey e posteriormente ganhando três volumes tanko.
O mangá histórico é um josei que mistura gêneros como romance, ação e suspense, prendendo seus leitores na trama intricada da relação entre Shinpei e Satoko. Porém, também entrete com o mistério de quem foi o mandante do sequestro, e a batalha para que a protagonista volte sã e salva para casa.
Romance e Loucura em Firefly Wedding
Com 33 capítulos disponíveis até então, com atualização a cada duas semanas, o mangá conquistou bastante gente pela sua pegada diferente do usual.
Afinal, Satoko é uma protagonista forte, com ideais que não são abalados facilmente. Além disso, está disposta a grandes sacrifícios em busca de atender seu desejo de casar e trazer honra a sua família.
Por outro lado, Shinpei é um “mocinho” do tipo yandere, que desconhece o que é uma relação saudável e possui tendenciais masoquistas.
Assim, o conflito entre eles se dá na pobre ideia de um futuro casamento entre ambos. No entanto, mas Satoko não pretende se casar de verdade, enquanto Shinpei está decidido a fazê-lo.
Mesmo que o romance seja ainda algo bem forte e presente nos capítulos, não é uma obra com sentimentos que florescem do nada. Satoko é uma protagonista bem real, e seus dramas e medos podem ser sentidos com facilidade.
Além disso, a violência da obra é bastante presente, sendo ela física ou psicológica. A cada novo capítulos eu consigo me ver mais apaixonada pela trama e curiosa para saber como tudo irá se desenvolver.
Ainda que o título tenda para certos eventos que não são muito realistas, como um cenário meio fora da caixinha, isso não impede que consigamos nos situar com facilidade na história e construir afinidade com as personagens.
Shinpei foge do conceito de protagonista belo e heróico, e eu gosto como toda a insanidade dele é de maneira meio bizarra, fora de uma aparência “bela” como acontece com frequência em mangás de romance.
Publicação
Apesar de não haver previsão para publicação em português, a Comikey possui uma versão em PT-BR da sua plataforma, onde ela publica vários webtoons. Então, eu tenho uma esperança de que no futuro possamos ter o título traduzido por lá. Enquanto isso não acontece, sigo lendo Firefly Wedding em inglês atenta as novas atualizações.