O Festival do Rio chega à sua 26ª edição com muitas novidades e um novo local de destaque. Este ano, o evento acontecerá nos dias 03 a 13 de outubro no Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço de cinco mil metros quadrados recentemente reformado.
Assim, com localização estratégica próxima a pontos turísticos como o Museu do Amanhã e o AquaRio, o local será o ponto de encontro para centenas de profissionais do audiovisual, tanto do Brasil quanto do exterior.
Durante os 11 dias de festival receberá diretores, produtores, executivos, artistas e influenciadores para uma troca de ideias e criação de novos projetos.
Além disso, no local haverá o credenciamento, o centro de imprensa, os eventos sociai e o RioMarket. Ou seja, uma área dedicada ao desenvolvimento da indústria audiovisual por meio de palestras, seminários e rodadas de negócios. O RioMarket Jovem oferecerá workshops para jovens interessados no setor, conectando-os com profissionais experientes.
Circuito de exibição e programação diversificada
O festival contará com uma programação ampla, incluindo a Première Brasil, que exibe filmes brasileiros concorrendo ao Troféu Redentor, e o Panorama Mundial, trazendo o melhor dos festivais internacionais.
Além disso, diversas mostras temáticas, incluindo filmes LGBTQIAPN+, concorrem ao Prêmio Felix. As exibições ocorrerão em mais de 20 espaços pela cidade, como o Estação NET, Kinoplex São Luiz e o icônico Cine Odeon na Cinelândia.
Uma novidade é a inclusão das salas recém-reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio, como o Cine Carioca Penha e o Ponto Cine Guadalupe, com preços promocionais e foco em públicos jovens e familiares. O Programa Geração também estará presente, com oficinas, palestras e uma mostra de filmes voltada para jovens e educadores.
Também, mantendo o compromisso com a inclusão, o Festival do Rio amplia a exibição de conteúdos acessíveis para pessoas com deficiência em todas as linguagens. Essa é uma das muitas iniciativas do festival para garantir que todos possam participar e desfrutar do evento.
Parcerias e Apoios
Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival do Rio conta com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, também oferece seu tradicional Apoio Especial.
Então, fique atento às novidades e aos filmes, que serão divulgados em breve no site oficial do festival e nas redes sociais.