A primeira edição do Festival de Cinema Chinês está acontecendo nesta semana no Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura ocorreu na segunda-feira (04), no Cine Odeon, que é um dos cinemas mais clássicos da cidade, e contou com a presença dos representantes dos órgãos realizadores do evento, como a secretária de audiovisual do Ministério da Cultura Brasileira, Joelma Gonzaga, o presidente da Ibrachina, Thomas Law, a cônsul geral da China no RJ, Tian Min e o secretário-executivo da Administração Nacional de Cinema da China, Mao Yu.
Além deles, também estavam presentes os atores Zhang Yi e o diretor Mo Dai, do filme Jornada Sem Fim, que foi exibido naquela noite, marcando assim o início oficial do festival. Esbanjando simpatia, eles bateram um papo com a plateia após o término da sessão, em um debate mediado por tradutores brasileiros.
Antes da exibição, a imprensa foi recebida com um coquetel no hall do cinema, onde foram servidos aperitivos típicos da culinária chinesa com champagne e bebidas não-alcoólicas, e distribuídos brindes dos filmes a serem exibidos, como pôsters e panfletos.
Em seguida, jornalistas e fotógrafos foram encaminhados para uma mini coletiva, onde as autoridades destacaram a importância do festival para estabelecer os laços culturais entre Brasil e China. Eles também assinaram um documento de cooperação e produção, que estreita essa parceria.
“Nós queremos que muitas outras obras brasileiras circulem amplamente na China, e que muitas obras chinesas circulem amplamente pelo Brasil, e essa mostra marca o início dessa grande jornada.” disse Joelma Gonzaga.
“Quero dar as boas-vindas aos produtores e artistas de filmes chineses, e dizer que o Rio de Janeiro tem um simbolismo gigante para o Brasil e para o mundo. Então é muito importante ter esse Festival de Cinema como uma cooperação internacional. Esse ano é o ano da celebração dos 50 anos das celebrações diplomáticas Brasil-China, e é o momento de comemoração, que teremos o G20, com a presença do presidente Xi Jinping aqui no Rio de Janeiro, então queria dizer que aqui é o momento especial para o futuro dessa cooperação audiovisual entre Brasil e China”, afirmou Thomas Law em seu depoimento.
A sessão foi iniciada com muita euforia e apresentações. Artistas fizeram um grande dragão correr pela sala, levando animação aos espectadores.
Mais uma vez, os representantes receberam o público com palavras calorosas.
“É uma grande satisfação estar aqui nesta cidade maravilhosa que é o Rio de Janeiro. Em nome da Administração Nacional de Cinema da China, quero dar as boas-vindas a todos os convidados e a plateia tão cheia desta sala”, recepcionou Mao Yu.
O filme Jornada Sem Fim é um drama policial baseado em fatos reais, que conta a história emocionante de Cheng Bing (Zhang Yi), um capitão de polícia que é preso após a morte acidental de um suspeito de cometer o assassinato brutal de uma menina de 14 anos, durante uma investigação. Após cumprir sua pena, ele e seus ex companheiros de equipe continuam a busca pelo outro criminoso que escapou da justiça, agora como cidadãos comuns.
Até a sexta-feira (8), serão exibidos nove filmes chineses no Cine Odeon, no Centro, e no cinema Kinoplex São Luiz, no Catete. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site Sympla.
Confira alguns vídeos nossos abaixo:
🍹O Festival de Cinema Chinês está acontecendo no Rio de Janeiro. A abertura teve sessão de gala com autoridades chinesas e brasileiras.
Estivemos no coquetel de abertura e trazemos alguns vídeos por aqui: pic.twitter.com/z7gUTcFKyP
— Suco de Mangá (@sucodm) November 6, 2024