Para o Dia Mundial do K-pop, comemorado em 13 de agosto, a Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, divulga levantamento inédito que denota o impacto da cultura sul-coreana no comércio brasileiro.
Crescimento do segmento no Brasil
De janeiro a julho de 2023, mais de 4,8 mil itens relacionados ao K-pop foram cadastrados na plataforma. Isso descreve um aumento de 27% em comparação a 2022 (3,8 mil mercadorias). Além disso, os principais produtos são: artigos colecionáveis (como bonecos, adesivos e álbuns/DVDs musicais) e roupas (como camisetas, moletons e saias).
Segundo Babi Tonhela, especialista em e-commerce da Nuvemshop, o crescimento das vendas deve-se a um fenômeno cultural.
A popularização da cultura coreana no mundo, impulsionada pela indústria do entretenimento, mostrou-se uma alavanca para negócios online no Brasil, que, de acordo com o Observatório das Migrações Internacionais, têm mais de 50 mil imigrantes sul-coreanos no país. Com isso, muitos empreendedores enxergaram uma oportunidade para conquistar grandes faturamentos, mesmo em um nicho não tão óbvio quanto outros
Novos negócios
Um desses empreendedores é Igor Azevedo, que criou uma loja online focada em artigos relacionados ao gênero K-pop, a K-Line Store.
Igor sempre gostou do estilo musical e em 2019 resolveu transformar sua paixão em um negócio lucrativo. Apenas em 2023, a loja faturou mais de R$1,6 milhão com o comércio digital e, mais de 59% dos pedidos foram realizados por clientes que já haviam comprado outras vezes.
Como sou fã de vários grupos de K-pop, gosto de consumir produtos relacionados e me sentir pertencente a este universo. Por isso, busco estar presente e interagir com meus clientes para entender suas necessidades e desejos. Com o passar dos anos, conseguimos construir uma comunidade com uma comunicação aberta para os dois lados. Em julho, fizemos uma festa exclusiva para os nossos clientes, reunindo essa comunidade para celebrar os anos de loja online e para curtirmos juntos a nossa grande paixão, o K-pop
Para a realização deste levantamento sobre K-pop, foram analisadas as vendas das pequenas e médias empresas online brasileiras de janeiro a julho de 2022 e 2023.