O Japão é conhecido por sua tecnologia, mas também é lembrado por suas raízes tradicionais e cultura tão marcantes que se espalharam pelo ocidente, seja na arquitetura, moda ou até mesmo culinária. Por isso, hoje vamos falar sobre a DESIGN MUSEUM JAPAN.
A Japan House, iniciativa internacional que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade, já é figurinha carimbada aqui no Suco de Mangá. Já marcamos presença em algumas de suas exposições, e sempre que podemos damos uma visitinha, para saber o que há de novo.
Então, a convite da JH fomos conhecer a nova exposição DESIGN MUSEUM JAPAN, que traz obras de 8 criadores japoneses de diferentes áreas:
- Akira Minagawa
- Reiko Sudo
- Tetsuya Mizuguchi
- Tsuyoshi Tane
- Kenya Hara
- Koichiro Tsujikawa
- Kumiko Inui
- Kumihiki Morinaga
Portanto, os estudos mesclam o tradicional e o atual, sendo cada um de uma província diferente do país.
DESIGN MUSEUM JAPAN: Experiência e Imersão
A exposição busca levantar uma reflexão sobre o que é design, dando aos artistas a possibilidade de exporem seus pontos de vista utilizando materiais e expressões únicas. Por exemplo, Tsujikawa apresenta a ideia do brinquedo como o primeiro objeto de design que o ser humano tem contato.
Enquanto isso, Mizuguchi oferece uma obra imersiva na qual os visitantes poderão compreender o clássico e o tecnológico. Para isso, os visitantes observam como uma tábua harmônica — da parte traseira de um piano Yamaha — funciona como um amplificador para uma caixinha de música.
Aliás, imersão é uma palavra que marca essa exposição. Por isso, prepare-se para tocar, sentir e ouvir as obras incríveis do DESIGN MUSEUM JAPAN. Também não deixe de participar da obra coletiva em que os visitantes respondem “o que é design”. Ainda, podem colocar obras de design brasileiras em um gigante mapa do país.
Além disso, para mim é impossível não comentar sempre sobre a acessibilidade da Japan House. Ela é feita com tanto cuidado e esmero para garantir que todos os visitantes conheçam o local e as obras. É sempre muito precioso ver a preocupação da instituição em garantir a integração dos visitantes com deficiência, ou necessidades especiais.
Mais informações
Então, a DESIGN MUSEUM JAPAN tem entrada gratuita e fica em exposição em São Paulo até 11 de junho. Após esse período, ela irá para as outras unidades da JH em Los Angeles e em Londres.
Além disso, se tiver um tempinho extra, não perca a chance de conhecer “ESSÊNCIA: JARDIM INTERIOR – ATSUNOBU KATAGIRI”, a outra exposição que está atualmente no complexo. Ela é uma instalação botânica no térreo que convida os visitantes a refletirem sobre a coexistência do homem e da natureza (exposta até 30 de abril).
Por fim, a Japan House está aberta de terça a sexta-feira das 10h às 18h, sábados das 9h às 19h, e aos domingos 9h às 18h. A entrada para as exposições podem ser agendadas (de maneira opcional) diretamente no site da instituição.
Fotos: Wagner Romano