A banda de rock visual-kei exist†trace está comemorando seu aniversário de 19 anos! Nós do Suco de Mangá conseguimos uma entrevista com as meninas que representam a cena visual rock feminina no Japão!
O exist†trace foi formado em 2004, é 2023, o que significa que é o ano do 19º aniversário. Qual é a sua reflexão sobre 19 anos atrás e agora?
Jyo: Eu sinto que cada uma de nossas personalidades brilha mais forte agora. Quando penso em como posso ter um desempenho melhor, acho que estou mais no controle e me expresso melhor do que antes. Então, gostaria de continuar trabalhando para poder entregar músicas que tragam sorrisos para ainda mais pessoas.
Naoto: Na época, eu estava tão ocupada com o que estava à minha frente que nunca pensei que 19 anos depois eu seria capaz de tocar as músicas daquela época com os mesmos membros. Eu acho que é uma coisa realmente ótima, e só tenho gratidão pelas muitas pessoas envolvidas. Eu também quero dizer de novo, embora eu não precise dizer a eles para seguirem em frente como eram naquela época, (risos).
Mally: Comparado a agora…eu acho que é a mesma coisa. É estranho dizer que não mudei, mas quando comecei expressei o que queria fazer como queria fazer. Tive muitos problemas nos últimos 19 anos, mas superei todos eles e agora me sinto da mesma forma.
Quais são suas principais influências?
Jyo: Quando ouvi a música do DIR EN GREY, fiquei fascinada desde o primeiro momento com o mundo das letras, e isso me influenciou o suficiente para começar uma banda. Além disso, me inspirei no Takarazuka, uma forma de entretenimento tradicional japonesa, que tem grande influência nos gestos e no comportamento de Jyo.
miko: A banda japonesa chamada PIERROT. Comecei a tocar guitarra porque os conheci e queria tocar minhas próprias músicas no palco como eles.
Omi: Fui especialmente influenciada por DIR EN GREY e amazarashi.
Naoto: A banda Raphael. Sem eles, acho que não gostaria de estar em uma banda. O começo de tudo que fiz.
Mally: Quanto a mim, acho que quando toquei numa banda de sopro, me tornou o que sou hoje. Meu som foi muito influenciado pelos bateristas que conheci na época. Até hoje sou influenciada por eles.
O que te inspira quando se trata de produzir uma música?
miko: Muitas vezes eu me inspiro em filmes, romances e histórias em quadrinhos, mas também sou frequentemente movida a escrever músicas por minhas próprias experiências, cenários, climas e o calor das pessoas.
Omi: A inspiração vem de minhas próprias experiências, notícias, filmes, shows e músicas de artistas favoritos.
A banda é formada só por mulheres, algo incomum na cena visual-kei. Vocês acreditam que quebraram padrões ou paradigmas na cena visual-kei? Ainda existem lugares de difícil acesso por serem mulheres?
miko: Muitas pessoas pensam em exist†trace quando pensam em bandas femininas de visual-kei. Mas acho que seria ótimo se houvesse mais bandas femininas, e para isso acontecer, acho que precisamos ser mais atuantes na cena.
Jyo: Não há nada difícil para nós fazermos porque somos mulheres. No entanto, quando formamos a banda, tivemos algumas experiências frustrantes que não foram bem aceitas na cena do V-rock, que é dominada por bandas masculinas…
Se você escolher uma música para apresentar o exist†trace, qual seria?
Jyo: “VANGUARD”.
Eu acho que é uma música perfeita para apresentar a exist†trace. A música foi escrita em 2009, mas ainda a tocamos em muitas de nossas apresentações ao vivo, e é uma música importante para nós!
miko: “TRUE”.
É uma música típica de nós, pois não temos medo de seguir em frente com as mudanças em nosso ambiente. O som sólido também é nosso estilo real, e eu recomendo essa música para aqueles que estão ouvindo exist†trace pela primeira vez.
Omi: Foi difícil escolher… mas é “DREAM RIDER”.
Esta canção possui um videoclipe e é uma música padrão em nossos shows ao vivo, com todo nosso estilo.
Naoto: É apenas um? Talvez “Anata”.
Porque eu gosto de poder dizer que existe essa visão de mundo entre nós.
Mally: “THIS IS NOW“.
O som do exist†trace mudou muito ao longo dos anos, inicialmente soava mais agressivo, dark (na letra e na melodia) agora, soa mais como pop-rock. É uma evolução natural ou era algo que você queria desde o início?
miko: Acho que é correto afirmar que não mudamos, mas sim adicionamos os elementos necessários. Continuamos a tocar músicas do passado, então o estilo do exist†trace agora é curtir músicas dark e pop ao mesmo tempo.
Aparentemente, o álbum ‘VIRGIN’ teve um grande alcance dentro e fora do Japão. Você esperava a popularidade que este álbum recebeu?
Omi: Para “GINGER”, tentamos um videoclipe baseado em uma história pela primeira vez, e para “Little Mary to Utsukushiki Nikushimi no Danube”, também incorporamos dança. Foi um álbum muito colorido com ênfase em entretenimento e atração. E tive a sensação de que abriria um novo mundo.
Cada uma de vocês. Qual foi o maior trabalho na trajetória do exist†trace?
Jyo: Acho que foi o lançamento do Best álbum remasterizado “NEO JAPANESE HEROINE” de uma gravadora estrangeira em 2022. Fiquei muito feliz por ter ficado mais fácil para as pessoas no exterior ouvir o som do exist†trace.
miko: Há muitas coisas que deram errado, mas o desejo de continuar tocando essas músicas com esses membros é o que mantém a banda seguindo em frente. Acredito que uma banda que consegue seguir em frente certamente encontrará sua melhor expressão um dia.
Omi: Acho que foi o “começo” de nossa aventura exclusivamente feminina no visual-kei. No começo, eu sabia que estava cercada de inimigos, mas houve um momento em que aos poucos mudei de ideia e decidi que queria transmitir minha música honestamente sem ser arrogante… Acho que foi nesse momento que mudei minha mente.
Naoto: O mais importante foi quando eu pedi a Jyo para começarmos uma banda.
Mally: Quando senti que havia melhorado claramente como baterista com o álbum “ROYAL STRAIGHT MAGIC”, disse a mim mesma: “Muito bem.”
Recentemente, você realizou uma série de shows em comemoração ao aniversário “19th Anniversary Special Live 2023 -ALL THE TRACES-“. Algumas músicas foram apresentadas pela primeira vez depois de muito tempo. Como se sentiram?
Omi: Foi muito difícil arranjar e criar o som para as músicas antigas, mas fiquei muito feliz em ouvir as reações do público, eles diziam: “Gostaria de ter ouvido essas músicas naquela época”.
Mally: Eu era inexperiente na época, mas fui fazendo frases interessantes, algumas músicas que achei legais de novo, e fiz muitas descobertas. De agora em diante, gostaria de tocar músicas antigas mais ativamente.
Vocês já visitaram alguns países da Europa; pensam em visitar mais países no futuro?
Jyo: Existem países como Austrália e Nova Zelândia que eu nunca estive nem na minha vida privada, e há lugares como Espanha e Itália que não pudemos visitar em nossa turnê pela Europa, então eu quero que muitas pessoas ao redor do mundo sintam a música de exist†trace.Mas acima de tudo… quero ir ao Brasil para conhecer todo mundo lá!
Naoto: Eu gostaria de visitar o Brasil. Estou curiosa sobre as deliciosas bebidas do Brasil e tal. Eu também gostaria de visitar Veneza, na Itália. Eu gosto do mar e da água.
Por último, deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros!
Jyo: Apesar de estarmos longe do Brasil, gostaríamos de entregar a música do exist†trace para que as pessoas possam se sentir mais próximas de nós.
Eu gostaria de fazer um show ao vivo no Brasil algum dia!
miko: Obrigada novamente pelo seu apoio! Queremos ir à sua cidade para fazer shows ao vivo, então, por favor, diga ao organizador do maior evento da sua cidade: “Ligue para exist†trace!”.
Continuaremos escrevendo as melhores músicas e entregando-as ao mundo!
Omi: Obrigada por suas mensagens de apoio e palavras gentis.
Espero que o show ao vivo no Brasil se torne realidade. Até então, espero que você ouça nossas músicas. Eu continuarei a entregar meus pensamentos a você!
Naoto: Obrigada pelo seu apoio de longe. Hoje em dia, podemos nos conectar com facilidade, mas eu ficaria muito feliz se pudéssemos nos encontrar cara a cara algum dia. Por favor, me conte mais sobre o Brasil onde você vive.
Mally: Nem acredito que nossa música está chegando ao Brasil! Estamos muito felizes! Quando tocarmos ao vivo no Brasil algum dia, com certeza nos divertiremos juntos!
Até lá, ouçam e curtam muito exist†trace! Amo vocês, pessoal!
Ouça exist†trace nas plataformas de música ♫