Anúncio

No dia 14 de fevereiro de 2022, o Epik High lançou o seu décimo álbum, chamado Epik High Is Here 下, Part 2. O grupo composto por Tablo, Mithra Jin e DJ Tukutz está na ativa desde 2003, sendo considerado um dos pioneiros na popularização do hip hop na Coreia do Sul. Assim, com 12 músicas, o lançamento é capaz de causar diversos sentimentos nos ouvintes, se tornando uma incrível jornada emocional. O Suco de Mangá também passou por essa experiência, e veio aqui destacar alguns pontos dessa viagem musical.

Here

“Goin’ from wishin’ I wasn’t born at all, To thinkin’ I was born for this”

Primeiramente, iniciamos o álbum com Here, uma faixa de 41 segundos. O leve eco nos primeiros segundos da música nos ambienta em um local imaginário vazio, solitário. Em inglês, Tablo traz seus versos sobre estar aqui – em um canto confuso, sozinho, questionando sua vida. Com isso, arrepios podem ser sentidos nesse áudio de menos de um minuto, e o silêncio de seu final nos leva em uma fluida transição para a próxima faixa, Prequel.

Prequel

Ei! Em vez de riqueza, tínhamos dívidas 
Em vez de fé, tínhamos insegurança 
Sobrevivência estava em nossas mentes mais do que música 
“Por favor, dê-nos um milagre” 
Mas os céus nos ignoraram 
Nós nos vingamos voando alto e ficando acima das nuvens

A tradução dos versos de Mithra Jin na segunda estrofe são demasiadamente impactantes. Afinal, Prequel fala sobre a realidade que o grupo viveu no início de sua carreira musical, os momentos que antecederam o sucesso. Após, em Here, visualizarmos um espaço mental difícil cantado em tempo presente, Epik High nos leva de volta para o seu passado difícil, mostrando sua superação. Seja como for, para quem ainda se encontra num momento complexo: ficam as suas últimas linhas:

Fizemos algo maravilhoso, agora não há nada a temer 
Quando você estiver perdido, lembre-se, Epik High está aqui

Anúncio

Super Rare

Usando a autoridade de seus (quase) 20 anos de carreira, o trio critica o cenário musical atual em Super Rare. Músicas sem originalidade, qualidade medida pela quantidade de streams e lançamentos que buscam a “memeficação” são alguns dos tópicos citados no decorrer da letra. Nesse contexto, pH-1 e Wonstein foram ótimas adições para a música, sendo os dois artistas conhecidos por terem uma “cor própria” em seus lançamentos. De qualquer forma, a faixa traz seus posicionamentos de maneira leve, criando uma atmosfera agradável – e dançável – para o ouvinte.

Tire os seus olhos dos outros 
Torne-se algo raro 
É hora de mostrar seu verdadeiro eu

Now throw your hands up in the air, yeah
If you know you’re super rare, yeah

Gray So Gray

Gray So Gray já inicia com a voz suave da cantora Younha, entoando os primeiros versos do que será o refrão da música. Então como amar novamente, depois de ser machucado? É uma pergunta que pode ser feita, ao ler a letra. Assim, a tradução das linhas de Mithra Jin podem abrir uma grande sessão de autorreflexão em quem quer que esteja as escutando.

Eu me preocupo que a sombra em mim 
Vai engolir seu futuro também 
Porque eu sou do tipo que machuca alguém 
Só para que eles não possam me machucar primeiro 
Sim, minha solidão é toda minha culpa 
Mas eu continuo culpando você e o mundo 
Eu vou soltar sua mão agora 
Antes que os últimos restos de sentimentos que você tem por mim se torne ódio

Por fim, os trechos de violino no último minuto de música merecem grande destaque, transmitindo facilmente os sentimentos da letra para quem não pode entende-la – seja por não ter experiências do tipo ou simplesmente por barreiras linguísticas.

“I hate me
More than you could ever”

BRB

BRB, sigla para Be right back (estarei de volta), é o nome da 5º faixa do Epik High Is Here 下, Part 2. À princípio, ao ouvir sem acesso a tradução, a música leva consigo um sentimento de reconforto, como um abraço quentinho de alguém que está partindo, mas voltará. Contudo, depois de ler sua letra sentimentos mais complicados podem vir à tona. Afinal, BRB não é somente uma despedida de um local físico, mas de todo um passado. A música explora uma jornada para uma possível luz no fim do túnel, uma caminhada para um futuro onde se possa rir de momentos passados. De qualquer forma, podemos retornar ao primeiro pensamento sobre a música, mas adaptá-lo um pouco. O reconforto, o abraço ao voltar ao decorrido após tê-lo superado.

É hora de dizer adeus, mas não vou chorar 
Em breve poderei conter sua casa, seu bairro e sua cidade em um olho 
E eu vou derramar uma lágrima para evaporar tudo

I Hated Myself (Tablo’s Word)

“This is for everybody like me that is hatin’ yourself
And praying for help”

Em um de seus tweets, Tablo havia comentado sobre como utilizaria a dor pessoal, que somente criaria escuridão se permanecesse dentro de si, para talvez ajudar a salvar alguém.  Com isso, podemos visualizar claramente esse fator em I Hated Myself (Tablo’s word), a sexta música do álbum. A letra sobre a falta de amor próprio pode trazer lágrimas aos olhos de quem já sentiu isso. Logo, a sinceridade dos versos pode ser sentida em todos os seus 3 minutos e 15 segundos de duração.

Eu me odiava 
Eu estava quebrado no dia em que Ele (Deus) me fez 
Ele me ensinou a amar 
Como amar a todos, menos a mim, infelizmente 
Eu não culpo ninguém pela minha dor 
Quando é tão fácil me odiar 
Exceto por como me amar 
Eu aprendi tudo no mundo”

“Me diga quem pode me amar quando eu me odeio

Rain Song

Rain Song, com participação de Colde e Younha, é – literalmente – uma música para se ouvir em dias chuvosos. Em versos sobre alguém que lhe vem a memória enquanto chove, o Epik High consegue simular um ambiente melancólico em nossas mentes, com direito a barulhinhos de chuva e tudo. Da mesma forma, última estrofe, na qual todos presentes na música cantam juntos, traz consigo uma grande nostalgia, de um passado que aparenta ser inevitável lembrar sobre.

Eu queria esquecer tudo 
Mas as memórias que evaporaram devem ter se tornado essa chuva 
Quando as gotas de chuva do lado de fora da janela batem no meu coração 
Minhas emoções desembaraçar e reatar o vínculo entre nós 
O passado doeu mais porque eu fingi estar bem 
Agora eu convido com um sorriso 
Eu falo comigo mesmo nesta noite vazia 
As palavras vão ecoar e desaparecer como sempre fazem 
Deixe-as sozinhas

Rich Kids Anthem

Em primeiro lugar, a combinação de Epik High com Lee Hi já é algo bem conhecido por todos os fãs de K-hip hop, então sabemos que quando o nome dos dois está em uma música, vai ser hit. Dessa forma, a oitava música do álbum não desaponta as expectativas do público para esse feat, não necessitando de muitos comentários para explicar porque é uma boa música. Assim como a música anterior, o seu final também carrega um momento onde todos cantam juntos (o que agrada bastante a escritora dessa matéria)

Face ID

“Before you reach out for a handshake, sanitize that hand”

Em contrapartida, Face ID entra com um instrumental de rap-rock, sendo mais animada que as anteriores. Em uma música falando sobre sucesso, o que é melhor do que convidar nomes de peso do hip hop coreano? Dessa forma, Face ID tem a participação de Sik-K, Giriboy e Justhis, artistas que tem o direito de se vangloriar sobre a própria fama.

“Epik High is Here” aparece como a última linha da música, parecendo querer nos lembrar do conceito inicial do álbum  para o que vem em seguida.

Piano For Sale

Essa faixa não contém letra, sendo apenas um instrumental de piano. Então, após sair de uma música animada como Face ID, Piano For Sale estabiliza os sentimentos de quem ouve, como uma preparação para a próxima música. Seja como for, intencional ou não, colocá-la entre uma música upbeat e uma música de um tom mais sério foi uma ótima jogada.

Family Portrait

Em nossa casa, o silêncio era tão sagrado quanto o arroz

A penúltima música do álbum já inicia de modo mais melancólico, com o som de uma caixinha de música ao fundo e o vocal do cantor Kim Feel presente nos refrãos. Assim, sua letra tem um grande significado, por estar diretamente relacionada a eventos da vida dos membros do Epik High. O canal Khh stan zone legendou a música para português, e trouxe uma breve explicação:

Enquanto a música conta a história sobre a vida privada do grupo e o que eles passaram, Tablo volta às memórias de seu pai e se arrepende das circunstâncias em que o perdeu. Como Tablo compartilhou sobre “Retrato de Família”: Devido a um escândalo e falsas acusações no inicio de 2010, Tablo e sua família passaram por um momento difícil, porém ele finalmente conseguiu limpar seu nome no início de 2013. As pessoas que o acusaram falsamente foram julgadas e condenadas por difamação criminal pela decisão da Suprema Corte. Mas seu pai morreu antes de ver isso acontecer.”

Champagne

“Check one, two
You’re my destination
We thank you
Yeah, yeah”

Por fim, todas as grandes comemorações se encerram com champanhe, e ele não podia faltar nesse final. Dessa forma, depois de tudo o que passaram juntos, o Epik High encerra mais um ciclo com essa música. Passados foram revirados, sentimentos foram expostos, tudo isso foi necessário para chegarem aqui, nesse momento. Em suma, viemos de Here, onde estávamos solitários em algum lugar, para um momento onde comemoramos por tudo ter passado.

Finalmente, a voz de Tablo encerra o Epik High Is Here 下, Part 2, e sua frase encerrará o diário de jornada musical do Suco de Mangá também:

Epik High was here.

Epik High is Here Part 2
Imagem Divulgação

OUÇA AGORA NO SPOTIFY


Referências:

https://genius.com/Genius-english-translations-epik-high-prequel-english-translation-lyrics

Epik High – ‘Epik High Is Here 下, Part 2’ review: sharp, sensitive introspection from icons of Korean hip-hop

https://genius.com/Genius-english-translations-epik-high-super-rare-ft-wonstein-and-ph-1-english-translation-lyrics

https://genius.com/Genius-english-translations-epik-high-gray-so-gray-ft-younha-english-translation-lyrics

https://genius.com/Genius-english-translations-epik-high-brb-english-translation-lyrics

https://genius.com/Genius-english-translations-epik-high-i-hated-myself-tablos-word-english-translation-lyrics

https://genius.com/Genius-english-translations-epik-high-rain-song-ft-colde-english-translation-lyrics

https://genius.com/Genius-english-translations-epik-high-face-id-ft-giriboy-sik-k-and-justhis-english-translation-lyrics

https://www.letras.mus.br/epik-high/champagne/

Anúncio
REVIEW
Epik High Is Here 下, Part 2
Artigo anteriorJapão – Um Lugar Silencioso
Próximo artigoELDEN RING | RPG de Ação já está disponível para todas plataformas
Nome? Ester, com "E" no início e sem "H", por favor. No momento, sou somente uma estudante de jornalismo, mas vai que daqui a pouco vocês me vejam como correspondente internacional, desejando feliz ano novo lá do Japão. Kpop, K-hiphop e Doramas são partes essenciais da minha vida, e preciso compartilhá-los com todo mundo.
epik-high-is-here-%e4%b8%8b-part-2-uma-jornada-musical-em-forma-de-albumEpik High esteve aqui, e nós também! Nesse mês, o Epik High lançou o seu décimo álbum, "Epik High Is Here 下, Part 2". O lançamento trouxe grandes emoções para os ouvintes, e o Suco de Mangá não poderia perder a oportunidade de compartilhar suas impressões sobre as 12 músicas!