Anúncio

O ano de 2020 viu crescer uma febre em volta das vtubers que ultrapassou e muito as nossas expectativas da última vez que tratamos sobre o assunto; e essa explosão ainda há de ser merecidamente tratada aqui em outro artigo. Mas hoje vimos um tijolinho a mais nesse grande castelo: duas vtubers famosas por sua interação com o público brasileiro simplesmente foram recebidas pelo embaixador do Brasil no Japão!

São elas a Ayapan e Jajami. As duas youtubers frequentemente fazem lives para aprender mais sobre a língua portuguesa, após verem um crescimento de seguidores brasileiros em suas redes sociais. Ayapan explicou desde o mais básico: o que é uma embaixada, o que é um embaixador, quem projetou o edifício da embaixada brasileira, tudo isso para enfatizar a importância da visita e o vínculo entre os dois países.

Nessa ocasião, o embaixador Eduardo Paes Saboia foi apresentado ao trabalho das duas como youtubers e este lembrou a proximidade do Brasil e do Japão com o apreço mútuo pelas suas culturas, citando a amizade entre Maurício de Souza e o lendário mangaka Osamu Tezuka. Ele encorajou uma futura visita das vtubers ao Brasil, uma vez que o mundo volte ao normal.

O vídeo mostra uma edição japonesa da Turma da Mônica

Essa amizade entre os dois autores foi bem lembrada pelo filho de Tezuka na Bienal do Livro, o cineasta Macoto Tezka, com quem batemos um curto mas precioso papo e você pode vê-lo AQUI!

Maurício de Sousa na Bienal do Livro 2019, celebrando a vida e obra do amigo Osamu Tezuka

Você confere o vídeo dessa visita com legendas em português aqui:

Anúncio
Anúncio