No dia 28 de outubro de 2023, aconteceu pela primeira vez em São Paulo uma apresentação que os fãs de Final Fantasy tanto aguardaram. Então, Distant Worlds: Music from Final Fantasy aconteceu no Espaço Unimed e ficou com a casa cheia repleta de fãs, cosplayers e amantes de um dos jogos de RPG mais amados do planeta.

Não é de hoje que as grandes obras que Nobuo Uematsu compôs são apaixonantes e um dos grandes marcos de Final Fantasy. Porém, vê-las ao vivo interpretadas pela Orquestra Sinfônica de Villa-Lobos, ao comando do maestro Arnie Roth, é muito mais emocionante e arrepiante.

Assim, o público vibrava a cada música, junto das cenas dos respectivos jogos que passavam no telão, o que deixava a experiência mais imersiva ainda.

Para todos os fãs de Final Fantasy

Então, uma das coisas mais interessantes é que o espetáculo é feito para todos os tipos de gerações de fãs. Não importa se são mais novos ou mais antigos.

Há músicas de todas as épocas, desde os primeiros jogos até os mais recentes. Também apresentaram dois Medleys, um homenageando o Chocobo e outro com os principais temas de batalhas. Ao longo das músicas, o público se emocionava, vibrava e alguns até choraram.

Alguns destaques musicais foram:

  • Cosmo Canyon (Final Fantasy VII)
  • Liberi Fatali (Final Fantasy VIII)
  • Not Alone (Final Fantasy IX)
  • Zanarkand (Final Fantasy X)
  • Those Chosen by the Planet e Stand Up (Final Fantasy VII Remake)
  • Triumph e Invincible (Final Fantasy XIV).

Ao final de Distant Worlds, o público já estava ansioso porque uma das músicas mais aguardadas ainda não havia sido tocada. Então, Arnie retorna ao palco e ensaia todo o público para cantar o refrão mais clássico da história de Final Fantasy. Assim, encerra-se com One-Winged Angel (Final Fantasy VII) e o público cantando em plenos pulmões “Sepirtoh”.

O espetáculo teve três apresentações aqui no Brasil, sendo duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Infelizmente desta vez, não teve oportunidade de passar por outros lugares, porém o sucesso das apresentações com certeza é um alerta que o Brasil é um público potencial para mais edições.

Distant Worlds: Music from Final Fantasy foi uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Cultural Vale e da Cine In Concert Experience, e contou com o apoio da Square Enix, a desenvolvedora dos jogos de Final Fantasy.