Para quem estava preocupado com o que seria do 3º filme do Deadpool, agora sob a guarda da Disney, não há o que temer. Deadpool & Wolverine traz tudo o que os fãs esperam de um filme do Deadpool, sangue (muito sangue), piadas do nível quinta série, muitos palavrões e quebras de quarta parede.
Apesar do temor dos fãs de que o filme mudaria de tom com a mudança da Fox para Disney, havia uma promessa de que o tom do filme manteria a consonância com o resto da franquia, o que já era de se imaginar que seria verdade considerando os três trailers oficiais e que a sinopse oficial foi essa:
OS Estúdios Marvel apresentam o seu erro mais significativo até hoje – Deadpool & Wolverine. Um apático Wade Wilson se diverte com sua vida como um simples civil. Seus dias como o mercenário moralmente flexível Deadpool ficaram para trás. Quando o seu mundo sofre uma ameaça existencial, Wade relutantemente volta a vestir o uniforme com um ainda mais relutante Wolverine a… merda. Sinopses são tão estúpidas.
Já na promoção, deixaram claro que o filme iria manter o padrão da franquia, que foi, inclusive, potencializado. Deadpool & Wolverine é, provavelmente, o mais sangrento dos três filmes do Deadpool. Brinca não apenas com o Universo Cinemático da Marvel, mas também com a carreira dos protagonistas, citando os trabalhos do Hugh Jackman na Broadway e o filme A Proposta, protagonizado por Ryan Reynolds.
O filme é um festival de referências, fazendo referencia a diversos filmes da Marvel e trazendo de volta não apenas personagens queridos, mas alguns de baixa popularidade, ou mesmo que não chegaram a ter filmes lançados. Cada novo personagem apresentado vem com uma nova onda de piadas e referências aos filmes passados, ou a falta deles. Traz, ainda, referências diversas a cultura pop dos anos 2000 e filmes não relacionados ao MCU. Apesar do alto número de referências e personagens retornando em Deadpool & Wolverine, isso não atrapalha o ritmo do filme.
Como diz a sinopse, o ponto inicial de Deadpool & Wolverine é um Wade Wilson civil, que está vivendo como vendedor de carros. Ao ser recrutado pela TVA, Wade descobre que seu universo está em perigo. Para quem não acompanha as séries do MCU, o filme introduz a TVA (sim, a mesma de Loki), com uma breve introdução sobre as linhas do tempo. Para salvar seu universo, Deadpool volta a ação.
Porém, sabendo que não tem chances de salvá-lo sozinho, Wade sai em busca de um Logan para chamar de seu. Em sua busca, Deadpool luta contra diversos Wolverines pelo multiverso, arrastando para sua missão um Logan abatido e ranzinza. A dinâmica do duo ao longo do filme se mantem quase que em um entre tapas e beijos. Em toda oportunidade os dois se enfrentam em batalhas sangrentas, mas continuam juntos em sua jornada, e com o passar do tempo estreitam os laços dessa amizade improvável.
Embora seja a espinha dorsal do filme, nem só de piadas duvidosas e lutas sangrentas é feito Deadpool & Wolverine. Dá para esperar algumas cenas emocionantes, especialmente por parte do Wolverine. Quem se emociona fácil já pode preparar os lencinhos.
Outro ponto alto do filme é a trilha sonora que conta com *NSync, Avril Lavigne, Madonna, The Goo Goo Dolls, Stray Kids, entre outros. Inclusive, Reynolds e Jackman regravaram a sequência onde a música Like a Prayer, da Madonna, após receberem uma sugestão da cantora para melhorá-la.
Para quem esperava que este fosse o filme que irá mudar o rumo do MCU, é provável que se desaponte. Deadpool & Wolverine é muito mais uma homenagem aos filmes da Marvel sob produção da Fox do que um filme que dita o ritmo para o que vem aí. O filme é divertido e não se leva muito a sério, então não é pros inimigos da diversão. Mas para os fãs de Deadpool, não deixa nada a desejar. Também é um prato cheio para os fãs do Wolverine que estavam com saudades do tanquinho do Hugh Jackman. Pessoalmente, assistiria facilmente mais algumas vezes, principalmente para ter certeza que não perdi nenhuma referência.
Deadpool & Wolverine tem direção de Shawn Levy (O Projeto Adam e Free Guy – Assumindo o Controle). O roteiro ficou sob responsabilidade de Rhett Reese e Paul Wernick, que trabalharam nos filmes anteriores produzidos na 20th Century FOX, além do próprio Levy, Ryan Reynolds e Zeb Wells.
Deadpool & Wolverine chega aos cinemas no dia 25 de julho de 2024.
Confira o trailer: