Quem aí curte design de interiores? Olha que bacana o trabalho da arquiteta Ana Yoshida para a 21ª Mostra Quartos Etc., em São Paulo.
Ela buscou um ambiente cheio de referências com Pinóquio (feito em papercraft), em um cenário vintage todo construído com madeira antiga e iluminação estratégica.
Acima do berço, um móbile é composto por charmosas casinhas de dobradura – quem se esforça para lê-las, percebe que são reproduções das páginas do clássico italiano. O mesmo acontece com os pendentes, feitos à mão especialmente para o quartinho, iluminando-o por entre os espaços deixados pelos papeis que contam a história. O efeito de luz é outro detalhe incrível, como se fosse o de um trançado de palhinha.
Armazenamento é o que não falta: além da cômoda, de madeira e com dois tons de azul, prateleiras e nichos ocupam espaços estratégicos. Próximos ao chão, livreiros azuis mantém o universo fantástico dos contos e histórias infantis às mãos das crianças.
Foi nesse tom que Ana baseou os degradês, presentes nas gavetas das cômodas, na cortina e prateleiras. Quebrando o tom, contrastes em laranja pincelam o quarto. Já os tecidos são todos escolhidos a dedo, assim como o carinho de Gepeto ao fazer seu boneco: “A poltrona é feita com um tecido de retalhos, como se esses fossem escolhidos pelo Gepeto para fazer as roupinhas do Pinóquio. No pufe laranja ao seu lado, a estampa é de botões, também parte dessa criação”, revela a arquiteta.
O mancebo, design de Paulo Alves, também entra na narrativa: seus braços lembram galhos de árvores, que por sua vez parecem o nariz do Pinóquio, crescendo forma, parece sair do quadro que está atrás dele, uma foto de um Pinóquio em uma oficina italiana.
A marcenaria bem pensada está sempre presente nos projetos da arquiteta e não poderia faltar aqui. Uma das laterais do ambiente possui um teto inclinado, aproveitado para criar um espaço de descanso e amamentação que simula o ateliê de Gepeto. A estrutura azul ainda conta com um nicho, equipado de futon e almofadas, onde a criança pode se deitar e adormecer enquanto a mãe lê um livro em voz alta. Completa pelo quadro para desenho, mesinha, poltrona e pufe, a estrutura une descanso e diversão com muita criatividade.
Demais, não é mesmo?