the last fiction
Anúncio

O maior estúdio independente de animação iraniano, Hoorakhsh Studio, criou e desenvolveu por quase uma década a animação The Last Fiction.

O filme foi produzido pelo co-fundador do estúdio, Ashkan Rahgozar, e por sua equipe durante 8 anos enquanto trabalhavam também em diferentes animações.

A animação é uma mistura de técnicas 2D e 3D que é uma adaptação do poema épico persa The Book of Kings, também conhecido como Shahnameh, escrito por Ferdowsi provavelmente entre os anos 977 e 1010 baseada na antiga mitologia persa que fala sobre a universal batalha entre o bem e o mal misturando mitos com fatos históricos para criar o mundo do império pré-islâmico.

Assista o trailer do filme:

Sinopse: The Last Fiction mostra a história da ascensão do traiçoeiro Zahak ao trono persa e do ingenuo Afaridoun, um jovem que salva o reino e o seu povo das trevas. Para se tornar rei da Persia, Zahak fez um pacto faustina, mas agora precisa lidar com as consequências de suas ações. Em seus pesadelos ele vê uma profecia na qual um jovem que ele enganou no passado se levantará contra ele. Afaridoun, no entanto, deve primeiro conquistar seus próprios demônios antes que possa combater as forças das trevas de Zahak e restaurar a paz no reino.

O longa animado teve sua estreia no festival francês Annecy em 2018 e foi a primeira animação feita inteiramente no Irã que ganhou um premio na Annecy, o festival mundial de animações.

Marcel Jean, o diretor do festival disse “The Last Fiction é uma oferta completamente espantosa do Irã: Um filme épico e ambicioso, com senas de ação chocantes, nos imerge num mundo mitológico […]”. (Fonte: Animation Magazine)

Produzido por Ehsan Rasouloff e Ashkan Rahgozar, a animação teve vários atores iranianos famosos como dubladores, como Leila Hatami, Parviz ParastuiAshkan Khatibi,Hamed Behdad, Hassan Pourshirazi e Bita Farahi.

O próximo projeto que o estúdio Hoorakhsh planeja produzir é a animação Juliet & The King, no qual também será dirigido por Rahgozar e terá uma co-produção com um estúdio internacional ainda não divulgado. A animação será inspirada na história do rei Naser al-Din Shah Qajar, que visitou Paris em 1873 e ficou encantado com a atriz Francoise, que interpretava a Julieta na peça Romeu e Julieta de tal forma que ele a convidou para reinterpretar a peça em seu palácio no Irã. No site consta que a animação está em desenvolvimento, ainda sem data de estreia.

Acesse o site do estúdio para ver mais detalhes de The Last Fiction, Juliet & The King e várias outras produções: https://www.hoorakhshstudios.com/EN/