Kim Ji Woo, mais conhecida como Chuu, foi uma das integrantes do grupo feminino sul coreano LOOΠΔ (Loona). Porém, eu a conheci por causa dos famosos memes que circularam na internet brasileira alguns anos atrás.
A imagem sorridente de Chuu com maria-chiquinha era constantemente acompanhada pela frase “você viu essa mulher?”. Assim, foi parar em cartazes por todo o Brasil, incluindo escolas, faculdades e escritórios.
O meme acabaria se espalhando pelas redes sociais, evoluindo para imagens da cantora vestindo um terno e sendo indicada a uma falsa campanha de presidente. Mas por que, e como, a artista ficou tão popular aqui no Brasil?
História de Chuu
Com a invasão da música sul-coreana no país, os memes foram apenas mais uma parte de toda essa cultura. Eu, confesso, sou mais fã dos boygroups. Mesmo assim, às vezes acabo esbarrando em alguma coisa de um GG (girlgroup). Foi assim que eu descobri a Chuu, e por consequência o LOOΠΔ.
O grupo tinha uma estética muito similar a tantos outros grupos, e apesar deles terem os ingredientes certos para uma receita de sucesso (membros talentosos, boa música e bons looks), o que realmente deu destaque ao grupo era o carisma de seus membros. Entre elas a Chuu, que ganhou até mesmo uma web série chamada Chuu Can Do It.
Entretanto, a situação da Chuu de repente mudou da água para o vinho, devido a sua expulsão do LOOΠΔ. É algo MUITO difícil de ver um membro de grupo ser expulso. Então, em sua maioria, quando algum membro é envolvido em algum tipo de escândalo, ele mesmo se “retira”, mesmo todos sabendo que é feita uma pressão por parte das agências.
Porém, esse não foi o caso da Chuu, ela foi de fato expulsa do seu grupo. Na época, a agência responsável alegou que a artista constantemente fazia abuso de poder e bullying com o staff.
Entretanto, nunca apresentou nenhuma prova ou testemunha. Isso foi muito questionado devido a outras experiências de pessoas que haviam trabalho com a cantora, e afirmaram que ela era muito respeitosa e gentil.
Após, houve uma certa insegurança sobre o que seria o futuro dela. Afinal, não é raro que artistas sejam boicotadas na indústria depois de se queimarem com suas antigas agências.
Entretanto, menos de um ano depois a cantora lançou a música Howl, e posteriormente assinou um contrato com uma nova companhia. Assim, debutou como solista em outubro de 2023.
Já em 2024 ela lançou oficialmente o EP Strawberry Rush em junho, e logo em seguida começou sua turnê de mesmo nome. Inclusive, que não demorou a chegar em terras brasileiras, onde ela se apresentou de maneira única no Studio Stage em São Paulo.
Chuu Fancon
O Chuu Fancon foi um encontro onde fãs de todos os tipos puderam se encontrar. Desde os fãs do início da carreira e do LOOΠΔ, até aqueles que só foram conhecer a artista depois que houve a viralização dos memes nas redes sociais brasileiras.
Qualquer que tenha sido a maneira, a casa lotou, e Chuu provou um pouco da melhor plateia do mundo (nós mesmos).
O show começou com Hitchhiker, que foi umas das músicas do EP de debut dela como solista no ano passado. Então, passou por quase todos os seus lançamentos, como Chocolate, Lucid Dream e My Palace.
🍹Quem gosta de Chocolate? Vamos mais com a CHUU! #CHUU #츄 #스트로베리러쉬 #CHUU_FANCON_AMERICAS pic.twitter.com/eRZ6SKxJtA
— Suco de Mangá (@sucodm) August 11, 2024
🍹Um trecho de Aliens com a CHUU!#CHUU #츄 #스트로베리러쉬 #CHUU_FANCON_AMERICAS pic.twitter.com/cTOY53oNj2
— Suco de Mangá (@sucodm) August 11, 2024
🍹 Strawberry Rush – CHUU #CHUU #츄 #스트로베리러쉬 #CHUU_FANCON_AMERICAS pic.twitter.com/YWtIQ95WQl
— Suco de Mangá (@sucodm) August 11, 2024
🍹 Honeybee também rolou ontem com a CHUU!#CHUU #츄 #스트로베리러쉬 #CHUU_FANCON_AMERICAS pic.twitter.com/gNSkrWG3oD
— Suco de Mangá (@sucodm) August 11, 2024
Interação com a plateia
Os fãs receberam a cantora de maneira muito carinhosa, e era comum que escutássemos gritos de “Chuu eu te amo” para cada pausa entre as músicas.
Além da atração musical, a artista também interagiu bastante com a plateia, tentando falar em inglês sempre que possível, e usando uma tradutora quando necessário. Ela falou sobre os memes, inclusive afirmou que aceitava ser nossa nova presidente, e estava constantemente envolvida na bandeira do Brasil.
Um dos ápices do show foi, com certeza, Strawberry Rush, que é seu mais novo lançamento, música que viria pouco antes de Howl, quando os fãs ergueram seus cartazes demonstrando o projeto que as fanbases haviam preparado.
Emocionada, a cantora hesitou em algumas partes, o que fez a plateia ir a loucura vendo que haviam conseguido transmitir um pouco do seu amor.
Para as músicas finais, nós tivemos uma surpresa com Heart Attack, do antigo grupo de Chuu (que eu jamais esperaria que ela cantaria), depois tivemos ainda Underwater, e mais uma vez Strawberry Rush para fechar com chave de ouro.
🍹 O ‘Heart Attack’ que a CHUU nos deu de emoção ontem, não foi pra brincadeira!#CHUU #츄 #스트로베리러쉬 #CHUU_FANCON_AMERICAS pic.twitter.com/B6WRC4FXdN
— Suco de Mangá (@sucodm) August 11, 2024
O show passou voando, e antes que pudéssemos nos dar conta, já era hora de dar tchau. Agradecemos mais uma vez aos organizadores por terem nos convidado a participar desse evento tão emocionante, e ver de pertinho a Chuu, que se mostrou muito talentosa, gentil, animada e cativante.